GRAMADO – Rede hoteleira e gastronômica, pontos turísticos e a estrutura esportiva, são os principais trunfos do município para sediar, em 2021, a etapa final dos Jogos Escolares da Juventude. Nesta quarta-feira (30) representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) estarão, em Gramado para visitas técnicas em diversos locais como o Perinão, Vila Olímpica, pontos turísticos e hotéis.
O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel, comemora esta possibilidade, mas ressalta que o pensamento deve ser para o futuro e priorizando sempre Gramado.
“O esporte tem que ser pensado para o futuro. Um evento deste porte deve ser trabalhado pensando em Gramado. Para isso precisamos planejar com bastante antecedência e o município receberá o COB [Comitê Olímpico Brasileiro] para uma vistoria técnica, além disso, farão uma visita onde poderemos mostrar o potencial da cidade para novos eventos”, explicou. Outra cidade que concorre com Gramado é Bento Gonçalves que recebe nesta terça-feira (29) a visita dos integrantes do COB.
O gerente-executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito, e o gestor esportivo dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), Arthur Corrêa, acompanhados do secretário de Estado do Esporte e Lazer, João Derly, cumprem também esta série de visitas para avaliarem os municípios candidatos.
Os Jogos Escolares da Juventude reúnem, anualmente, mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. A fase nacional, organizada pelo COB, conta anualmente com mais de 6.000 alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil.
A novidade é que a partir de 2020, a maior competição estudantil do país passará a contar com duas novas modalidades: ginástica artística e taekwondo. Essas vão se integrar a outras 14 já existentes, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
Os Jogos Escolares são disputados em novo formato: três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.