GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG), recebeu neste domingo (26), o Cruzeiro em partida válida pelo segundo jogo da semifinal da Terceirona Gaúcha.
O confronto valia vaga na final da competição e o acesso para a Série A2 do Gauchão 2024. O Cruzeiro com gol de Lucas Severo de pênalti, aos 31 minutos da segunda etapa, venceu por 1 x 0. Com o resultado o Cruzeiro garantiu vaga na final da Terceirona e Série A2 de 2024. A equipe de Cachoeirinha havia vencido o primeiro jogo semana passada pelo mesmo placar.
O jogo
O clima estava propício para um grande domingo de futebol. Sol, temperatura elevada e uma grande mobilização do torcedor. A arquibancada da Vila Olímpica lotou e antes mesmo de começar a partida a torcida já entoava cânticos de incentivo.
Dentro de campo, precisando reverter a desvantagem, o Gramadense com desfalque do meia Maurício, foi para partida com quatro atacantes. Logo no início César bateu forte por cima. O Gramadense teve mais volume de jogo, tentava o ataque, mas esbarrava no ferrolho defensivo montado pelo técnico Rodrigo Bandeira.

A primeira investida do Cruzeiro veio aos 33 minutos. Bernardo chutou forte próximo da entrada da área e a bola raspou o travessão. Cinco minutos depois, o Gramadense assustou a meta do Estrelado. Em cobrança de falta para a área, o goleiro Arthur saiu mal, ninguém aproveitou e a defesa do Cruzeiro salvou.
Já nos acréscimos o Cruzeiro quase marcou. Yan de frente para área, bateu no travessão e na sequência do lance Bernardo bateu e Maicon fez grande defesa.
Gol polêmico de pênalti
A segunda etapa começou com o Cruzeiro pressionando. Em contra ataque, Heitor cruzou rasteiro e na entrada da pequena área Kevin bateu e Maicon fez grande defesa. Aos 13′, o goleiro do Gramadense trabalhou novamente. Yan bateu forte de dentro da área e Maicon defendeu novamente.
O Gramadense tentava, mas não conseguia criar chances claras de marcar. Mas aos 29′, um lance polêmico. Kevin recebeu a bola próximo da marca de pênalti, Igor se aproximou e o atletas caiu. Mesmo no chão, o camisa 11 não reclamou e tentou seguir no lance. O árbitro Rodrigo Brand da Silva marcou pênalti.
Lucas Severo foi para a cobrança e marcou para o Cruzeiro. Nos minutos finais o Gramadense seguiu insistindo, a missão era fazer dois gols para tentar levar a partida até os pênaltis. O zagueiro Dieter passou a atuar de atacante para reforçar a jogada aérea. Aos 46′, Thobias de falta chutou por cima. Em duas cobranças de escanteio, o goleiro Maicon foi para área tentar o cabeceio. Com o apito final, festa cruzeirista na arquibancada e no gramado da Vila Olímpica. O Cruzeiro que havia caído para a Terceirona em 2022, retorna para a Série A2 de 2024.

Texto: Tiago Manique – [email protected].
Confira abaixo a festa da torcida do Gramadense: