João Pedro Boch
GRAMADO – O Perinão, foi palco do encerramento dos Jogos Escolares de Gramado, na manhã de hoje, sexta-feira (3). A solenidade contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, além dos deputados federal Afonso Hamm (PP) e estadual Joel Wilhelm (PP), que anunciaram novos investimentos para o esporte no município, principalmente na estrutura do Perinão na estrutura de banheiros, vestiários, acessos e acessibilidade.
O evento marcou a final da modalidade de vôlei feminino, dentro de uma programação que, ao longo da semana, reuniu milhares de estudantes em diferentes esportes. Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Lucas Roldo, a edição de 2025 mobilizou mais de cinco mil crianças e adolescentes, em quatro modalidades: futsal, vôlei, handebol e corrida de rua. “É uma missão nossa, como administração pública, incentivar o esporte para que ele contribua com a cultura, a educação, a saúde e a segurança pública. Este ano, Gramado terá 70 eventos esportivos, além de projetos gratuitos no contraturno escolar que já atendem milhares de alunos”, destacou.

As melhorias no Perinão foram lembradas pelos parlamentares. O deputado estadual Joel Wilhelm citou a destinação de R$ 400 mil para obras de reforma no ginásio, incluindo vestiários, banheiros e acessibilidade. “Gramado é exemplo de incentivo ao esporte. Estamos felizes em poder contribuir com essa estrutura que atende não apenas os atletas, mas também as famílias que prestigiam os eventos”, afirmou.

O deputado federal Afonso Hamm ressaltou a importância de integrar esporte e educação e da emenda destinada para o setor esportivo de Gramado. “A atividade esportiva ensina a ganhar, a perder e a se reerguer, formando caráter e cidadania. Gramado dá exemplo ao promover 70 eventos e integrar escolas municipais, estaduais e particulares nos Jogos Escolares. Esse é o caminho certo para o futuro das novas gerações”, disse, lembrando que já destinou mais de R$ 8 milhões em recursos para o município em diferentes áreas.

A secretária de Educação, Simone Tomazzelli, reforçou o papel pedagógico das competições. “Esses eventos vão além da integração. O esporte é saudável, contribui para a aprendizagem e fortalece o trabalho das nossas escolas. A parceria entre Educação e Esporte é fundamental para os jovens”, afirmou.

Além da valorização da prática esportiva, as autoridades destacaram que os investimentos também beneficiam o turismo, a inclusão e a qualidade de vida em Gramado. O prefeito Nestor Tissot lembrou que o Perinão nasceu de parcerias ainda em 2001 e hoje é palco de competições nacionais e internacionais. “Esporte é vida e formação de cidadania. Ver nossas crianças felizes aqui é a maior recompensa”, concluiu.
