REGIÃO – Após as férias de verão, é chegado o momento dos alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei’s) retornarem para as salas de aula em Gramado e Canela. Nas duas cidades, as estruturas educacionais receberam melhorias para atender as crianças.
Gramado – As aulas da educação infantil retornaram nesta quinta-feira (2). São 2.700 alunos que voltam as aulas, segundo a Secretaria da Educação.Todas as EMEIs receberam algum tipo de serviço, como limpeza de ar condicionado e caixa d’água, pintura, troca de piso e organização do mobiliário.
“É sempre um grande desafio um ano que se apresenta, mas temos uma equipe de profissionais muito qualificada e empenhada em fazer o melhor. As crianças retornam com sua energia, dando vida as nossas escolas, explorando e conhecendo o mundo desde os primeiros anos de vida”, destaca Márcia Scur, coordenadora da Educação Infantil de Gramado.
Canela – As aulas da educação infantil retornam na próxima segunda-feira (6). São cerca de 2.425 estudantes divididos nas 18 escolas da rede (entre municipais e conveniadas). A coordenadora da Educação Infantil, Maria Elenice Silva de Aguiar, explica que no período de férias as escolas conveniadas seguiram com o atendimento para aquelas crianças em que as famílias optaram pela continuidade das aulas, e que a próxima semana marca a retomada total das atividades. “Não paramos justamente para dar essa opção aos pais que seguiram trabalhando. Agora, retornamos com todo quadro de servidores, professores e gestores”, destaca Elenice.
Mais de 500 crianças beneficiadas com vagasO crescimento populacional projetado pelo IBGE para Canela acaba refletindo diretamente na Educação Infantil. No início do último mês de dezembro, eram cerca de 720 crianças aguardando por vagas. Mas a Administração Municipal conseguiu absorver mais de 500 crianças na rede e no dia 1º de janeiro de 2023 a fila de espera já havia reduzido para 213 crianças. “Estamos trabalhando e investindo para minimizar essa fila. Isso deve ocorrer com a inauguração de nova Escola Tio Beto, no Canelinha e ampliação da Eva Alzira, no Jardim das fontes”, avalia a secretária Janete.
Turno integral chega ao 5º ano
O turno integral chega ao 5º ano do Ensino Fundamental em 2023. Essa é a principal meta e o maior desafio da Secretaria de Educação de Canela, que tem investido em reformas e ampliações das escolas, além de adequações de espaços como quadras esportivas, cozinhas e refeitórios. “O objetivo principal é melhorar os índices de qualidade da educação no município. Estamos realizando avaliações a cada semestre e é impressionante como os alunos do turno integral absorvem muito bem o conteúdo”, comenta a secretária Janete Oliveira da Silva Santos, fazendo um apelo sobre a obrigatoriedade da frequência, para que os pais e responsáveis deixem as crianças nos dois turnos na escola.
Ensino fundamental
O retorno às atividades escolares para os alunos do Ensino Fundamental está agendado para o dia 15 de fevereiro em Canela. São 3.131 estudantes, distribuídos em 14 instituições de ensino.