
MARTINA BELOTTO
GRAMADO – A proposta de despertar o exercício de cidadania entre a garotada deu início ao projeto Vereador Jovem. Em parceria com as escolas, a Câmara proporcionará aos alunos momentos de participação em diversas atividades do Legislativo, incluindo orientações sobre o funcionamento da Casa e a oportunidade de que os jovens apresentem proposições. Desta forma, o estudante eleito representará tanto a escola quanto o bairro em que reside.
Durante o período de um ano, os vereadores jovens, eleitos por meio do voto dos colegas, participarão como autoridades em todos os eventos legislativos, além de terem encontros presenciais de 15 em 15 dias. “É uma iniciativa que aproxima o Legislativo da comunidade. Desta forma, poderemos saber quais as reais necessidades de cada escola e de cada bairro e também levar o nosso trabalho até eles”, destaca o diretor da Escola do Legislativo, Willian Camillo.
O projeto permitirá ao estudante compreender o papel do Legislativo dentro do contexto social em que vivem, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender e transformar politicamente a realidade. Os encontros terão atividades com linguagem acessível, objetivando estimular a reflexão e a interação dos participantes.
Foram eleitos 18 estudantes em pleito realizado no dia 26 de abril. As eleições ocorreram em 10 escolas municipais e em três estaduais. O único critério exigido pela Câmara era que os alunos estivessem entre o 6° e o 9° ano do ensino fundamental. As escolas Ninho, Cenecista e David Canabarro optaram por não participar. Para compor as 18 cadeiras, além dos mais votados de cada escola, também foram escolhidos os cinco segundos candidatos mais votados entre todos os colégios.
Amanhã à noite (9), a Câmara, a Secretaria de Educação e o Cartório Eleitoral promovem a entrega de diplomas aos estudantes eleitos. A partir de então, o trabalho será mesclado entre teoria e prática, com encontros quinzenais. No final de cada ano será realizada solenidade de formação, onde os alunos receberão certificados de conclusão.
O próximo encontro está marcado para o dia 13 de maio, às 18h, em que os vereadores mirins estarão presentes na sessão ordinária da Casa, acompanhando o trabalho do Legislativo. No dia 5 do mês seguinte, eles participam da sessão solene de posse dos vereadores jovens, oportunidade em que farão a eleição da mesa e o sorteio dos apadrinhamentos (cada legislador acompanhará dois jovens). Nesta data, eles também farão uso da palavra pela primeira vez.
Oportunidade para conhecer e participar
Na Escola Municipal Senador Salgado Filho o projeto foi muito bem recebido entre os alunos. Diversos estudantes manifestaram interesse em se tornar um Vereador Jovem. Para realizar a escolha, a diretoria elencou alguns critérios para participação. Somente aqueles com bom desempenho e que não tivessem advertência disciplinar estariam aptos. “É importante que eles tenham um bom comportamento para dar um bom exemplo aos colegas. Boa condutas e boas atitudes são modelos para os outros”, justifica a supervisora pedagógica, Manoela Barbacovi.
Somente entre o 6 °e o 9° ano, a Senador Salgado Filho possui 12 turmas com 261 alunos. Incluindo todas as séries, o número de estudantes passa de 700. Representar uma das maiores escolas do município é o grande desafio abraçado por Julia Cardoso, de 11 anos, e por Pedro Randon, de 14. Aluna do 6° ano, Julia recebeu grande incentivo dos colegas para participar. “Eu já estava interessada, mas me perguntava se eu tinha capacidade para isso, e todo mundo me apoiou”, conta. Assim como ela, Pedro, do 9° ano, também contou com um empurrãozinho dos amigos. “Fiquei com vontade de participar e ainda meus colegas ajudaram”, afirma.
O desejo de representar a escola e a comunidade onde vivem foi a grande motivação para os dois. “É uma grande oportunidade para termos noção de como funciona. Às vezes vemos as coisas de fora e, quando chegamos lá dentro, entendemos que é muito diferente”, comenta Julia, que estuda na escola desde o pré. “Estamos com uma expectativa muito positiva. Vai ser um grande desenvolvimento para nós”, acrescenta Pedro, estudante da Senador desde as séries iniciais.
A liderança e o desejo de reivindicar melhorias é presente na personalidade de Julia e Pedro. Ela, inclusive, já foi líder da turma. A dupla ainda se destaca pela dedicação dentro e fora de sala de aula. “Me considero um bom aluno, sempre busco dar valor aos meus estudos”, frisa Pedro. Ele conta, inclusive, que pretende utilizar sua paciência e atenção para estudar Gastronomia. “Me esforço para dar o meu melhor. Não adianta vir pra aula para ficar brincando, estamos aqui para aprender”, comenta Julia, que planeja utilizar todo o foco e disciplina para se tornar policial no futuro.
A notícia de se tornarem representantes do bairro e do colégio foi recebida com muitos elogios pela família. “Elogiaram muito a minha capacidade, ficaram muito felizes pela minha conquista”, destaca Julia. “Na minha casa, enxergaram como uma forma de ajudar mesmo, acharam muito legal e ficaram animados também”, ressalta Pedro.
Conheça os alunos eleitos de cada escola
Escola Municipal Gentil Bonato: Camile Vitória da Silva Paz
Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho: Raissa Brombatti Scheuer
Escola Municipal Maximiliano Hahn: Sofia Romero da Silva
Escola Municipal Pedro Zucolotto: Luana Fassbinder dos Santos
Escola Municipal Presidente Vargas: Pietro Geordano Alves Parmegiani
Escola Municipal Vicente Casagrande: Stephanie Eduarda Oliveira da Silva
Escola Municipal Carlos Nelz: Érika Sayla Barbacovi Mangold e Vitória Carolina dos Santos
Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima: Guilherme Oliveira Obem e Vitória Schult de Souza
Escola Municipal Mosés Bezzi: Jaqueline Dambrós e Kauane Paula Pereira
Escola Municipal Senador Salgado Filho: Pedro Randon e Julia Cardoso
Escola Estadual Ramos Pacheco: Aline Lovatto Rodrigues e Jonathan Chaves Nunes
Escola Estadual Nossa Senhora da Pompéia: Guilherme Mazzurana Ghesla
Escola Estadual Santos Dumont: Jeferson Lima da Rosa