Sem recursos, governo se limitará a análise do projeto (Reprodução, Divulgação/Folha de Caxias)
Em busca de oferecer mais segurança aos motoristas que trafegam na região, a Prefeitura de Garibaldi, em parceria com as entidades empresariais locais, e a Secretaria de Logística e Transportes do Estado, apresentou um projeto de melhorias no acesso ao bairro Tamandaré pela RSC-453. A reunião realizada na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) teve as presenças do secretário de Estado, Juvir Costella, e do diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino da Silva.
O prefeito Antonio Cettolin classificou o projeto como definitivo para resolver o problema do local, que recebe cada vez mais fluxo de veículos. As dificuldades financeiras do Estado fizeram com que o Município buscasse a iniciativa de contratar o projeto e sua execução. "Este tema surgiu por meio de demandas da CIC. O Município já separou recurso para garantir a construção do trevo de Tamandaré", anunciou.
Ao elogiar a iniciativa do Município em buscar a parceria com o Estado, Costella apresentou o projeto que será implantado no local, sob fiscalização do DAER e com recursos da municipalidade. Segundo o projeto, os caminhões que estiverem seguindo no sentido Farroupilha-Garibaldi, e quiserem acessar o bairro, deverão fazer o retorno no trevo da Telasul para depois realizar a travessia de entrada à Tamandaré. Da mesma forma, os veículos de carga que saírem de Tamandaré e seguirem para Farroupilha deverão fazer o retorno na rotatória da BR-470.
Também será feito alargamento da pista, criando uma via auxiliar para quem segue no sentido Farroupilha, além de sinalização para redução de velocidade. O projeto será levado à análise de técnicos da secretaria, que deverá, segundo Costela, manifestar-se até 15 dias. Se aprovado, o projeto será encaminhado para técnicos do Município avaliarem o custo e ser licitado.