GIAN WAGNER
GRAMADO – A Pastoral do Menor Adolescente (Pama) comemorou seus 15 anos de atuação. O evento foi realizado no auditório da escola Senador Salgado Filho e contou com a presença dos integrantes, autoridades, pais e crianças e adolescentes participantes da Pastoral.
O encontro teve três momentos. O primeiro deles foi a apresentação da nova identidade visual, criada voluntariamente por Vinicius Muller, Eduardo Matos e Gabriel Sauer, da Duck Studio, e o lançamento do site, feito por Klaus Benetti e João Seger, da Inovar, também feito voluntariamente. Perfis nas redes sociais, Facebook e Instagram, também foram lançados no evento.
Na sequência, crianças e adolescentes integrantes da Pastoral realizaram uma apresentação única envolvendo praticamente todas as oficinas, como música, dança, teatro e taekwondo. A apresentação foi denominada “O Mundo que eu Quero” e abordou como os integrantes percebem a violência, a tecnologia, as diferenças e demais temas do cotidiano social. As comemorações encerraram com um coquetel servido aos presentes.
O PROJETO – O projeto educativo das oficinas nasceu há 15 anos para suprir a necessidade de oferecer um espaço de convivência, cultura e lazer, para crianças e adolescentes moradores do bairro Piratini. Um grupo de voluntárias do bairro percebeu a necessidade de disponibilizar um local onde os integrantes pudessem permanecer desenvolvendo atividades de informática, artesanato, música, inglês, entre outras.
O projeto atende 75 adolescentes no contraturno escolar (turno oposto aos das aulas nas escolas). Nele, a Pastoral do Menor Adolescente realiza um trabalho em conjunto com profissionais de várias áreas construindo conhecimentos, experiências e dando ênfase no sentido de vivenciar valores morais, cívicos e cristãos.
O trabalho iniciou em 18 de abril de 2005 e tem assiduidade permanente, com novas procuras de usuários para ingresso. As oficinas ocorrem no subsolo da Capela Nossa Senhora Aparecida do bairro Piratini, no turno da tarde. Cada integrante participa uma tarde por semana, das 13h30 às 17h, mais duas oficinas por semana de livre escolha com duração de uma hora e meia cada.
Entre as atividades estão oficinas de informática, técnico em manutenção de computador, inglês, artesanato, corte e costura, musicalização, violão, teclado, flauta, dança, teatro, criação em artes, recreação e integração, além do auxílio nas atividades escolares e de pesquisa.
NA INTERNET – Agora o trabalho da Pastoral pode ser acompanhado pela internet através do site https://pastoraldomenoradolescente.com.br e pelas redes Facebook e Instagram no @pamagramado.
Fotos: Pama/Divulgação