CANELA – A centelha do Fogo Simbólico foi trazida a Canela pela comitiva da LDN, representada pelo diretor de patrimônio Nelson Prestes. O grupo foi recepcionado junto a Avenida Cônego João Marchesi e acompanhado pelos estudantes do projeto de atletismo da Escola Municipal João Alfredo, coordenados pelas professoras Josi Bolf, e também pela Brigada Militar de Canela, percorrendo algumas ruas da cidade, até chegar a Prefeitura, onde foi feita a cerimônia.
"Esta corrida do Fogo Simbólico aconteceu pela primeira vez no Brasil em 1937, quando a chama foi de Viamão a Porto Alegre. Este ano, percorrerá cerca de 12 mil quilômetros, passando por 150 municípios. É nossa forma de contribuir para robustecer o patriotismo e incentivar o amor à pátria", disse o diretor Nelson Prestes.
O prefeito em exercício Gilberto Cezar destacou que o maior valor de um país está em seu povo. "Que nosso país consiga superar seus desafios com união e paz", comentou.
A 82º Corrida Fogo Simbólico da Pátria
A corrida do Fogo Simbólico acontece tradicionalmente há 82 anos no Rio Grande do Sul. Neste ano, o tema nacional é a Bandeira do Brasil, e o tema regional é o Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório, que completa 50 anos em 2019. O evento é organizado pela Liga da Defesa Nacional (LDN).
A LDN foi criada em 1916 pelo poeta e jornalista Olavo Bilac e está presente em todo o Brasil. Tem a finalidade de fortalecer o patriotismo e desenvolver o civismo entre os brasileiros.
A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria foi criada em 1937 pelos gaúchos, e a primeira corrida foi de Viamão a Porto Alegre. Todos os anos, percorre o Estado levando a chama a diversos municípios gaúchos. Este ano, teve origem no Parque Histórico General Osório, que homenageia o militar patrono da cavalaria do Exército.
Semana da Pátria em Canela
A abertura da Semana da pátria acontece dia 2 de setembro, às 9h, em frente a Prefeitura. O Desfile Cívico acontece no dia 7 de setembro, a partir das 13h45, com a cerimônia de abertura na Praça João Corrêa. O desfile inicia às 14h, na rua Felisberto Soares e Avenida Osvaldo Aranha.
Em caso de chuva no dia 7, a atividade será dia 8, persistindo o mau tempo acontece dia 14 de setembro.