InícioNotíciasComunidadeEducação promove a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência

Educação promove a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – A cidade está chamando a atenção da sociedade para um tema de suma importância, a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência de Gramado. Profissionais da Educação, cuidadores, alunos e interessados no tema estão convidados a participar das atividades. A programação teve início ontem, segue hoje, quinta e sexta.

As primeiras abordagens da Semana têm foco em temas como inspiração de mudanças de atitude e contribuição para o enfrentamento de desafios globais, a exemplo de preconceitos, conflitos e desigualdade. Para detalhar a primeira edição do evento, o departamento de comunicação da Prefeitura fez uma entrevista com a secretária municipal de Educação, Maria Gorete da Silva (foto). Confira os principais trechos:

 

Comunicação – Quem organiza a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência?

Maria Gorete– A elaboração do programa da 1ª Semana da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa do Grupo de Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino e da Secretaria da Educação.

 

Qual a finalidade da realização desta 1ª Semana da Pessoa com Deficiência?

Tem como objetivo proporcionar vivências através de experiências sensoriais e situações de diálogo, promovendo a conexão entre os indivíduos, com vistas a ampliar a qualidade das relações, inspirar mudanças de atitude e contribuir para o enfrentamento de desafios globais como preconceitos, conflitos e desigualdade.

 

Existe censo que indique o número de alunos com algum tipo de deficiência na Rede Pública Municipal de Ensino?

O registro de alunos atendidos no AEE da Rede Municipal de Ensino é de 169 crianças e adolescentes, em avaliação ou com laudo prescrito por médicos e especialistas, que apresentam deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas e transtornos do espectro autista.

 

Quais os tipos de deficiência mais notados entre os alunos da Rede Municipal de Ensino?

Deficiência intelectual e transtornos do espectro autista são os atendimentos de maior índice, tendo também crianças com deficiência múltipla, deficiência física, paralisia cerebral e outros transtornos.

 

A deficiência prejudica o aprendizado do aluno matriculado na rede pública regular de ensino?

Cada aluno tem uma dificuldade de aprendizagem física, intelectual ou emocional, alguns mais e outros menos. O professor que atende alunos com deficiências ou alunos com dificuldades específicas precisa adaptar o planejamento pedagógico, considerando as necessidades dos alunos, para atender a todos com maior eficácia. Muitos alunos têm acompanhamento de monitoria constante.

 

As escolas do Município têm professores especializados para lidar com o aluno deficiente?

Os 10 profissionais de AEE que atendem os alunos da Rede Municipal de Ensino (em Escola de Educação Infantil e Escola de Ensino Fundamental) são qualificados para atuar nas salas de múltiplos recursos.

 

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira

19h –Exibição do filme Extraordinário

Local – Teatro Elisabeth Rosenfeld

 

Quinta-feira

19h – Painel sobre inclusão

Local – Universidade Aberta do Brasil (UAB)

 

Sexta-feira

9h às 11h30 – Vivências em inclusão

Local – Escola Senador Salgado Filho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido