GRAMADO – A cidade está chamando a atenção da sociedade para um tema de suma importância, a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência de Gramado. Profissionais da Educação, cuidadores, alunos e interessados no tema estão convidados a participar das atividades. A programação teve início ontem, segue hoje, quinta e sexta.
As primeiras abordagens da Semana têm foco em temas como inspiração de mudanças de atitude e contribuição para o enfrentamento de desafios globais, a exemplo de preconceitos, conflitos e desigualdade. Para detalhar a primeira edição do evento, o departamento de comunicação da Prefeitura fez uma entrevista com a secretária municipal de Educação, Maria Gorete da Silva (foto). Confira os principais trechos:
Comunicação – Quem organiza a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência?
Maria Gorete– A elaboração do programa da 1ª Semana da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa do Grupo de Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino e da Secretaria da Educação.
Qual a finalidade da realização desta 1ª Semana da Pessoa com Deficiência?
Tem como objetivo proporcionar vivências através de experiências sensoriais e situações de diálogo, promovendo a conexão entre os indivíduos, com vistas a ampliar a qualidade das relações, inspirar mudanças de atitude e contribuir para o enfrentamento de desafios globais como preconceitos, conflitos e desigualdade.
Existe censo que indique o número de alunos com algum tipo de deficiência na Rede Pública Municipal de Ensino?
O registro de alunos atendidos no AEE da Rede Municipal de Ensino é de 169 crianças e adolescentes, em avaliação ou com laudo prescrito por médicos e especialistas, que apresentam deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas e transtornos do espectro autista.
Quais os tipos de deficiência mais notados entre os alunos da Rede Municipal de Ensino?
Deficiência intelectual e transtornos do espectro autista são os atendimentos de maior índice, tendo também crianças com deficiência múltipla, deficiência física, paralisia cerebral e outros transtornos.
A deficiência prejudica o aprendizado do aluno matriculado na rede pública regular de ensino?
Cada aluno tem uma dificuldade de aprendizagem física, intelectual ou emocional, alguns mais e outros menos. O professor que atende alunos com deficiências ou alunos com dificuldades específicas precisa adaptar o planejamento pedagógico, considerando as necessidades dos alunos, para atender a todos com maior eficácia. Muitos alunos têm acompanhamento de monitoria constante.
As escolas do Município têm professores especializados para lidar com o aluno deficiente?
Os 10 profissionais de AEE que atendem os alunos da Rede Municipal de Ensino (em Escola de Educação Infantil e Escola de Ensino Fundamental) são qualificados para atuar nas salas de múltiplos recursos.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira
19h –Exibição do filme Extraordinário
Local – Teatro Elisabeth Rosenfeld
Quinta-feira
19h – Painel sobre inclusão
Local – Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Sexta-feira
9h às 11h30 – Vivências em inclusão
Local – Escola Senador Salgado Filho