A Região das Hortênsias entrou no circuito do turismo de aventura de uma forma muito natural, afinal suas cachoeiras, montanhas e paisagens cinematográficas sempre serviram para a prática de vários tipos de esportes, como rafting, rapel e trilhas. Olhando para a história regional, as caminhadas por suas trilhas foram as primeiras atividades consideradas esportivas realizadas por moradores e visitantes. Contam os mais velhos que, em meados dos anos 50, médicos recomendavam caminhadas ao ar livre pela serra para que pacientes respirassem o ar puro e assim curassem problemas respiratórios.
Nas décadas de 70/80, as trilhas foram ocupadas de forma mais radical com a presença de motos e jipes de enduro. Hoje, existem dezenas de trilhas e rotas mapeadas pelos jipeiros e motociclistas da região. Empresas especializadas oferecem passeios em caminhonetes off road com tração 4×4 (Rumo 4X4 – rumo4x4.com.br).
Foi nos anos 90, porém, que o turismo de aventura ganhou força e credibilidade na Região das Hortênsias, quando se tornou muito popular o passeio de rafting pelo Rio Paranhana. Hoje, diversas empresas de receptivo oferecem este serviço (JM, Brasil Raft Park e Central Sul rafting). O roteiro, nas águas do Rio Paranhana, começa no interior de Canela e termina no interior de Três Coroas.
A aventura pelas nossas cidades decola mesmo no Ninho das Águias, em Nova Petrópolis, onde a prática do paragleider pode ser observada e até mesmo praticada (consulte a agência Serra Sports pelo fone (54) 99107-2050). Além do visual de tirar o folego, trilhas para caminhadas e para a prática de downhill de mountain bike completam as possibilidades deste ícone do turismo de aventura no Rio Grande do Sul.
Recentemente, as provas de corrida de aventura invadiram a serra gaúcha. Uma modalidade que requer preparo e resistência e que tem atraído um grande número de esportistas profissionais e amadores. No próximo dia 5 de outubro, Gramado receberá a X-Treme Run, no interior do município, junto ao Hotel Bangalô da Serra. São três tipos de provas classificadas pela distância do percurso: 12km, 25km e 50km. Informações e inscrições pelo site www.th2eventos.com.br.
Alpen Park: diversão para toda família
O Alpen Park é a casa do Turismo de Aventura em Canela. Localizado no interior, o tradicional parque inclui atrações para todas as idades em meio a uma natureza exuberante. Entre os equipamentos mais radicais e procurados pelos visitantes estão o trenó, a tirolesa, passeios de quadriciclo e a prática de arvorismo. Cada atração pode ser adquirida individualmente ou em forma de passaporte diretamente no local ou pela internet (www.alpenpark.com.br).
O Alpen Park encanta todos seus visitantes, entre eles o presidente do SindTur da região das Hortênsias, Mauro Salles. “Gosto do parque pois reúne muita área verde e atrações para todas idades”, explica.
Voo Panorâmico de Helicóptero
Outro passeio imperdível para quem gosta de altura e aventura, é embarcar no helicóptero em Canela e sobrevoar as principais atrações da cidade, como a Cascata do Caracol, oParque Florybal e o centro da cidade com vista exuberante da Catedral de Pedra. Também é possível fazer voos mais longos e sobrevoar o Lago Negro, o Vale do Quilombo e o centro de Gramado. Consulte as condições pelo sitewww.voetri.com/tri-turismo/
Fotos: Mauro Stoffel e Alpen Park/Divulgação