Leonardo Santos
CANELA – Com um espaço de vivência social, atividades de estímulo à leitura, reforço escolar, desenvolvimento das habilidades manuais, inclusão digital, entre outras, a Associação Semear busca auxiliar as crianças que frequentam a instituição a se desenvolver intelectual, educacional e culturalmente. A organização é não governamental e sem fins lucrativos, sendo fundada no município em 10 de outubro de 2018.
Atualmente, 30 crianças de 4 a 14 anos de idade frequentam o local, tendo em vista que a instituição tem estrutura para atender 80. A instituição funciona por meio de oficinas divididas por horários durante a semana. Os projetos oferecidos são informática, balé, reforço escolar, inglês, culinária, violino, artesanato, jiu-jitsu, leitura e brinquedoteca, cada qual com seu professor específico, ao todo são 11 voluntários que ministram estas oficinas. Ao matricular a criança no educandário, os responsáveis recebem o cronograma com os dias e horários dos projetos de acordo com a faixa etária. O local funciona de segunda a sexta, pela manhã das 8h às 11h30 e à tarde, a partir de 13h30 até 17h30.
Professora Natália Cavallin com suas alunas de balé
A responsável pela associação é Simone Zapotoski, ela é pedagoga e atua na área da educação há mais de dez anos. “Atuei nove anos como professora de educação especial e cinco anos como coordenadora de educação infantil.Hoje sou coordenadora daqui e sou apaixonada pelo meu trabalho, acredito que a educação tem o poder de transformação.Nossa missão com a associação é oferecer oportunidades, educação e um futuro melhor para as próximas gerações”, conta Simone.
Alunos participando da aula de culinária
Fotos: Leonardo Santos/JIH