CANELA/GRAMADO–O Cpers-Sindicato iniciou ontem uma greve com os professores da rede estadual de ensino. A mobilização é uma reação a reformas propostas pelo governo Eduardo Leite (PSDB) que atingem o plano de carreira dos docentes e também trata sobre o fim de adicionais por tempo de serviço, além de corte da incorporação de gratificações na aposentadoria.
Em Canela a adesão à greve é parcial. As escolas estaduais Carlos Wortmann, Luiza Corrêa, Pedro Oscar Selbach e Danton Corrêa não aderiram à paralisação. As escolas Neusa Mari Pacheco, Adolfo Seibt e João Corrêa interromperam suas atividades após reuniões no dia de ontem, (18).
Em Gramado pelo menos três escolas ficaram de se reunir na noite de ontem (18) no auditório da Santos Dumont para debater e decidir sobre a paralisação dos professores da rede estadual de ensino. A Davi Canabarro e a Ramos Pacheco funcionaram normalmente nesta segunda-feira e afirmaram, à tarde, que iriam participar do encontro. A Nossa Senhora da Pompéia também disse que participaria e que, à princípio, não havia decidido sobre a paralisação. Já a escola Caramuru não atendeu aos telefonemas. Professores acreditam que a classe não aderirá a greve em Gramado, mas a decisão só seria dada a partir de hoje.