REGIÃO – A Serra Gaúcha é um dos destinos mais aclamados pelo turismo brasileiro, reconhecida pela alta oferta de opções gastronômicas, vistas naturais e parques temáticos – que trouxe aumento de público e permanência do turista. Agora, a região recebe uma nova entidade, a Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG). A empresária e vereadora Manu da Costa é a presidente da instituição.
Com sua sede estabelecida em Gramado, tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento do turismo da região, gerando empregos e crescimento econômico, além de trocar informações técnicas para a evolução profissional dos Parques, assim como unir mais a categoria e apresentar propostas do segmento ao poder público.
O lançamento formal da Associação aconteceu nesta quarta-feira e reuniu autoridades da região e líderes envolvidos no turismo. O evento aconteceu no hotel Ritta Höppner.
Durante o ato de lançamento, o prefeito João Alfredo Bertolucci anunciou a redução de 5% para 3% na alíquota de cobrança do ISS dos parques estabelecidos em Gramado. Ao entregar uma minuta do projeto de lei para a presidente da APASG, Manu da Costa, o prefeito destacou os aspectos positivos na formação da Associação e também disse que “a contrapartida do Município é a redução da alíquota de 5% para 3% para as atividades de parques em Gramado”.
Para a obtenção da redução, os parques de diversão, centros de lazer e congêneres devem proporcionar atividades de lazer educacionais, pedagógicas, culturais e ambientais. A alteração do Código Tributário, para reduzir o ISS, depende de autorização legislativa. O atual índice de 5% foi fixado em 2003 e, desde lá, é alvo de queixas dos empreendedores, que consideram o valor da alíquota abusivo.
APASG – A Associação é uma entidade criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e econômico da região. Manuela da Costa é a presidente, ela terá dois vices na sua diretoria, um de cada cidade, sendo Alfredo Schaffer por Canela e Marcos Gomes por Gramado.