Gustavo Bauer
REGIÃO – Assim como nos últimos anos, o movimento promete ser intenso neste feriadão de Páscoa. De acordo com o SindTur Serra Gaúcha, desta quinta-feira até domingo a ocupação hoteleira atinge 95% em Canela e Gramado. A movimentação típica deste período também deve aquecer o comércio, especialmente as lojas de chocolate. Por outro lado, cresce a preocupação com os congestionamentos no trânsito e com o desabastecimento de água, problemas que se tornaram comuns em períodos de alta demanda.
Conforme o presidente do SindTur Serra Gaúcha, Fernando Boscardin, a taxa de ocupação histórica no período vem se mantendo em 95%. “Mesmo em momentos de crise econômica, a Páscoa com o apelo infantil, os chocolates e toda a parte de entretenimento, especialmente para as crianças, tem mantido seu movimento na rede hoteleira”, analisa.
A estimativa é que cerca de 500 mil pessoas visitem Canela e Gramado nestes quatro dias. Além dos visitantes que se hospedam na região, também são contabilizados os que fazem o famoso bate e volta – vem de carro, passam o dia, compram chocolate e depois vão embora. No quesito ocupação hoteleira, o feriado de Páscoa supera inclusive o Natal. Enquanto um concentra o movimento em um final de semana o outro se arrasta por mais tempo, devido especialmente aos eventos natalinos.
Boscardin avalia que o momento econômico é favorável em comparação com o ano passado. Anteriormente, a instabilidade econômica e política deixavam as pessoas receosas em viajar e reduziam o seu poder de consumo. “Em 2015 tivemos o impeachment. Em 2016 e 2017, o ex-presidente Temer enfrentou denúncias na Câmara. Com isso as pessoas ficaram bastante preocupadas com o que ia acontecer e essa instabilidade acabou refletindo no consumo. Neste ano, mesmo com a economia estagnada, a princípio isso melhorou”, destaca.
O SindTur também reconhece sua preocupação com a infraestrutura dos municípios para suportar a demanda. Os congestionamentos na rodovia Gramado-Canela são indesejados para quem foge dos grandes centros. “O congestionamento atrapalha, porque ninguém sai de uma cidade grande onde já enfrenta trânsito complicado todos os dias para vim passear e encontrar algo pior. E isso não apenas no trânsito, mas também na infraestrutura do abastecimento de água, onde tivemos problema no Natal”, ressalta.
Corsan garante reservatórios cheios
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) minimiza a possibilidade de desabastecimento, destacando as melhorias feitas neste ano. “Passamos pelo período de entre safra (Natal e Páscoa) preparando o sistema para atender a demanda que cresce bastante neste feriado. Os reservatórios estão cheios de água, muitas falhas foram corrigidas e medidas colocadas em funcionamento. Agora vamos ver como o sistema suporta, para depois do feriado realizarmos mais obras que estão previstas”, afirma o gestor da unidade especial de saneamento Hortênsias, Ermógenes Bodanese. Em caso de problemas no abastecimento, o contato pode ser feito gratuitamente para o telefone 0800.646.6444.
Bombeiros criam posto de atendimento especial
Devido ao grande número de visitantes que Gramado recebe durante o feriado de Páscoa, o Corpo de Bombeiros decidiu criar um posto de atendimento especial para facilitar o deslocamento às ocorrências. Entre amanhã (19) e domingo (21), das 10h às 22h, dois bombeiros e um caminhão Auto Bomba Tanque, com equipamentos para combate a incêndio, resgate veicular e APH, estarão disponíveis junto ao Quartel da Brigada Militar, no bairro Várzea Grande.
“O objetivo é reduzir o tempo resposta no atendimento de ocorrência nas rodovias e bairros, evitando que seja necessário atravessar o Centro neste período”, explica o major Márcio Müller Batista, comandante do Corpo de Bombeiros. No atendimento pré-hospitalar, os bombeiros também farão o primeiro atendimento até a chegada da ambulância. Os chamamentos continuam sendo feitos pelo número 193.