GRAMADO – Com o objetivo de encontrar uma solução para a ERS 373, estrada que liga a Várzea e a Serra Grande, os vereadores Luia Barbacovi, Rosi Ecker Schmitt e Volnei da Saúde (Progressitas) estiveram na quarta-feira (13) em Porto Alegre conversando com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, com o secretário estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella, e com o deputado Estadual Sérgio Turra (Progressista). Uma das possibilidades discutidas no encontro foi a de incluir a ERS 373 no programa de concessões do Estado, ou seja, passar a gestão e manutenção para a iniciativa privada, não necessitando investimentos de ordem estadual ou municipal.
Levando em conta que a via precisa de melhorias urgentes e manutenção constante, os vereadores reivindicaram uma ação urgente de recuperação. Eles argumentaram que a estrada liga Gramado e Santa Maria do Herval, atendendo mais de 15 mil usuários, além de ser uma ligação entre a Serra e a Região Metropolitana.
Sobre a possibilidade do programa de concessões, Otomar Vivian se prontificou a levar o assunto para o governador Eduardo Leite (PSDB), visto que a ação poderia ser uma medida definitiva para o problema enfrentado pelos usuários, bem como oportunizaria a conclusão do asfaltamento até Santa Maria do Herval. Os vereadores estão aguardando orientação do Estado para realizarem audiências e discutir a possibilidade com demais autoridades e com a comunidade.