Os servidores da Escola de Educação Infantil Adriana Spall Wingert, em Canela, finalmente receberam os salários atrasados na tarde desta quarta-feira (11). O pagamento foi depositado nas contas dos trabalhadores por volta das 16h, após um acordo entre a Prefeitura de Canela, a entidade gestora ADPECS – Associação de Desenvolvimento de Projetos Educacionais, Culturais e Sociais – e o Sindicato dos Professores.
A regularização dos salários encerra, ao menos por ora, um impasse que havia gerado apreensão entre os funcionários da escola e que mobilizou a comunidade escolar nos últimos dias. Conforme apurado pelo Jornal Integração, servidores chegaram a cogitar a paralisação das atividades, alegando que estavam há dias sem receber e sem respostas claras sobre quando o pagamento seria feito.
Relembre o caso
Na segunda (9) a Procuradoria-Geral do Município divulgou uma nota oficial informando que havia sido notificada pela ADPECS, na sexta (6) sobre o bloqueio das contas bancárias da entidade, por determinação da Justiça em um processo que tramita na Comarca de Itaqui/RS. A ADPECS é responsável pela gestão da Escola Adriana Spall Wingert por meio de um termo de colaboração com o poder público municipal.
O bloqueio travou os repasses destinados ao pagamento dos funcionários e credores diretamente envolvidos na execução do projeto educacional. Em resposta, a Prefeitura informou que estava tomando as medidas jurídicas cabíveis para minimizar os impactos e avaliando, inclusive, a possibilidade de solicitar à Justiça a consignação direta dos valores devidos.
Na segunda-feira (9) e terça-feira (10), em meio a denúncias de falta de pagamento, as conversas entre o Município, a entidade e o sindicato avançaram. O acordo fechado viabilizou uma solução para liberar os recursos e realizar os pagamentos nesta quarta.













