GRAMADO – A Câmara Municipal de Gramado recebeu, na segunda-feira, dia 5, o protocolo do pedido de vacância apresentado pelo então vereador Rafael Ronsoni. O pedido refere-se a um processo administrativo no qual o parlamentar solicita licença do cargo eletivo para assumir outra função no serviço público.
No caso, Rafael Ronsoni deixa o Poder Legislativo para assumir o cargo de chefe de gabinete do prefeito Nestor Tissot, no Executivo Municipal.
O pedido de licença foi formalizado pelo vereador no dia 1º de janeiro e protocolado na Câmara Municipal no retorno das atividades legislativas e administrativas da Casa, nesta segunda-feira. Ao se manifestar sobre a decisão, Ronsoni destacou o compromisso com Gramado e a continuidade do trabalho em prol da comunidade.
“Deixo minha cadeira no Legislativo com o coração apertado, mas assumo no Executivo com a certeza de que estaremos juntos e alinhados para defender os interesses da nossa comunidade. No Executivo, irei exercer uma função nova e desafiadora, mas tenho convicção de que, com o auxílio dos secretários e dos vereadores, continuaremos a fazer cada vez mais por Gramado”, afirmou.
A partir do protocolo, a Câmara Municipal de Gramado dará início aos trâmites legais, com o envio de ofícios aos vereadores do Partido Progressistas que atualmente encontram-se licenciados do cargo parlamentar por ocuparem funções no Executivo Municipal. São eles: Jeferson Moschen, secretário da Saúde; Carlos Foss, subprefeito da Várzea Grande; e Lucas Roldo, secretário de Esportes, para que manifestem eventual interesse em assumir a vaga deixada por Ronsoni.
Esgotadas as convocações, a Câmara deverá comunicar o Tribunal Regional Eleitoral, passando a atuar com oito vereadores em plenário, tendo em vista que não há suplentes do Partido Progressistas aptos a ocupar a vaga, a qual pertence exclusivamente ao partido.












