MUNDO – Era 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35, horário local desta segunda-feira (21), que o Vaticano anunciou a morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, aos 88 anos. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
Natural de Buenos Aires, Argentina, assumiu o posto em 2013, quando sucedeu Bento XVI, que renunciou à sua posição como pontífice na época.
Seu quadro de saúde havia piorado desde 14 de fevereiro quando foi hospitalizado, em virtude de uma bronquite, seguido de pneumonia. Ele ficou mais de 38 dias internado no hospital Gemelli, de onde recebeu alta em 23 de março.
Segundo comunicado de hoje do Vaticano, “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”.
Nesse domingo 20), o Papa Francisco apareceu na varanda da basílica de São Pedro no Vaticano e, com voz frágil, desejou uma “Feliz Páscoa” aos milhares de fiéis reunidos no Vaticano para celebrar a ressurreição de Cristo.
O Vaticano ainda não informou detalhes do funeral, assim como do cronograma da escolha do novo papa.
Foto: Vaticano/Divulgação