CANELA – A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, está desenvolvendo estudos técnicos com o objetivo de promover adequações no trânsito dentro do Plano de Mobilidade Urbana.
O responsável pelo trabalho é o engenheiro Rui Voldinei Pires, da empresa RVP Tecnologia e Engenharia, que foi contratada pela Prefeitura de Canela para qualificar o trânsito. Recentemente o secretário titular da pasta, Alfredo Schaffer, recebeu o engenheiro para apresentação dos primeiros resultados do estudo.
Visando proporcionar maior fluidez no trânsito, principalmente na região central, Rui Voldinei Pires apontou algumas ações que podem ser executadas a curto prazo como adequações em rotatórias, mudança de sentido de fluxo em algumas vias, duplicação de trechos e implantação de novos acessos a vias secundárias.
“O estudo inclui intervenções a serem executadas a curto, médio e longo prazo. Temos condições de melhorar o aproveitamento dos espaços, gerando menos conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas para facilitar o escoamento do trânsito em pontos estratégicos”, projeta Rui.
Testes
Alfredo Schaffer ressalta que medidas precisam ser tomadas de forma imediata, antes que ocorra um colapso no sistema de trânsito. “Para isso contratamos uma empresa especializada, com experiência e conhecimento técnico com base em laudos e estudos. O desenvolvimento de Canela nos últimos anos é notório e este crescimento urbano e populacional trouxe consequências para o trânsito na nossa cidade”, avalia.
Os primeiros testes no trânsito devem ocorrer nas próximas semanas e as datas serão divulgadas com antecedência pela Prefeitura de Canela. As alterações definitivas serão implementadas a partir do 1º semestre de 2023, após o encerramento do 35º Sonho de Natal.