GRAMADO – A Educação Infantil é o primeiro passo na caminhada do conhecimento. É nessa etapa, destinada a crianças de até cinco anos, que se formam as bases do desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social. Em Gramado, essa fase tão especial da vida recebe investimentos constantes da Câmara Municipal e da Prefeitura, que acreditam na educação como o maior legado de uma cidade.
Nas escolas, professores e monitores desenvolvem projetos criativos e afetivos que estimulam a autonomia, a identidade e o aprendizado das crianças. São experiências que transformam o cotidiano escolar em um espaço de descoberta e encantamento.
Neste ano, o Troféu Professor Destaque do Legislativo recebeu 13 projetos realizados nas escolas de Educação Infantil de Gramado. Três deles foram classificados e premiados durante a Sessão Solene desta quinta-feira, dia 16, no Teatro Elisabeth Rosenfeld — uma celebração da potência e do compromisso da educação gramadense.
O terceiro lugar foi conquistado pela Escola de Educação Infantil Tia Alice, do bairro Planalto, com o projeto “Diferenças que nos Aproximam”, da professora Caroline Daiane Sommer. A iniciativa promove experiências que despertam a reflexão sobre a importância da inclusão, cultivando empatia, respeito e cidadania desde os primeiros anos de vida.
Em segundo lugar, ficou o projeto “Plantando o Futuro, Sombra que Ensina”, da professora Tatiane Dambros Model da Rosa, da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila do Sol. O trabalho incentiva a educação ambiental por meio do reflorestamento com espécies nativas, unindo sustentabilidade, cuidado com o espaço público e envolvimento da comunidade escolar.
O primeiro lugar foi para o projeto “Um Cãozinho Diferente”, da professora Adriana Ângela Corecco, da Escola Municipal de Ensino Infantil Tia Carmelina, da Várzea Grande. A iniciativa utiliza uma história infantil para despertar o amor e o cuidado com os animais, cultivando empatia e solidariedade no coração das crianças.
“Que honra subir aqui e receber este prêmio que homenageia todas nós, educadoras da Educação Infantil. Agradeço à minha escola por acreditar no meu projeto e me incentivar a inscrevê-lo, mas, principalmente, aos meus alunos e seus pais — sem eles, nada disso seria possível. Este troféu é nosso!”, declarou emocionada a professora Adriana.