GRAMADO – Cada partida pelo Gauchão Série C de Futsal era uma meta a ser estabelecida pela direção da SER Gramado. Antes de iniciar a competição, o presidente do clube Jadir Schwingel mencionava que pelo período de treinamento e capacidade financeira, a equipe tentaria a última vaga para se classificar.
De fato isso ocorreu. Sábado (18), no Perinão com a volta do torcedor, 200 foram permitidos ingressar no ginásio para a decisão da última vaga do grupo C. O adversário, o União Parobé uma das equipes que mais realizou investimentos em toda competição, necessitava também da vitória para se classificar.
Pelo lado da equipe gramadense, o empate já bastava para garantir a vaga, mas foi mais do que isso e a vitória de 6 a 3, carimbou a classificação. Com um primeiro tempo, em que o time do Vale do Paranhana teve mais posse de bola, a SER Gramado explorava os contra ataques e parava no goleiro Alemão.
O União Parobé, quando ultrapassava a marcação do time serrano, esbarrava no arqueiro Hartz, este mais uma vez sendo o grande destaque da equipe.
Na segunda etapa, o cenário se modificou. Os nove gols foram todos nos últimos 20 minutos. E com Schneider e Léozinho (dois cada) e completando Léo Silva e Tetê, a SER Gramado venceu por 6 a 3, sendo que Bruno foi o autor dos gols do União Parobé.
No final da partida, Schneider e o goleiro parobeense Andrezinho se desentenderam e quase ocorreu uma briga generalizada, mas logo foi contida pela equipe de segurança e outros jogadores.
Próxima fase
Para a segunda fase, o grupo da SER Gramado já está definido. A equipe integra o grupo G, da Conferência Leste que tem também a conhecida ANPF (Nova Petrópolis), Peñarol (Guaíba) e Asserc (Bagé). A Liga Gaúcha de Futsal (LGF) ainda não divulgou os confrontos, mas a previsão que já se iniciam no dia 2 de outubro.
Classificam para a terceira fase, os dois primeiros colocados de cada grupo.
Confira como ficou a classificação do grupo com a pontuação e número de jogos respectivamente: 1º ANPF: 18 (8); 2º Nova Geração 13 (8); 3º River 11 (8); 4º SER Gramado 9 (8) e 5º União Parobé 5 (8). Para a segunda fase, classificaram as quatro melhores colocadas. Nova Geração e River estão em outro grupo junto com Verona e SER Triunfo.
Mudanças
Na semana que antecedeu a partida decisiva, o técnico Rafael Cunha deixou a equipe que foi comandada interinamente no último jogo da primeira fase pelo gestor do clube, Luiz Sérgio Lavarda. Clube e técnico não se pronunciaram sobre os motivos, mas a SER Gramado terá um novo técnico para a sequência da competição.
Texto: Tiago Manique – [email protected]












