GRAMADO – Uma nova centralidade urbana está sendo planejada pelo Executivo Municipal, por meio das Secretarias de Planejamento e do Meio Ambiente. O projeto, que deverá ser protocolado na Câmara Municipal de Gramado nos próximos meses, propõe a reorganização de importantes serviços públicos e institucionais atualmente concentrados no centro da cidade, como a Prefeitura, a Câmara, o Fórum, além de serviços essenciais como bancos e cartórios.
A proposta tem como objetivo melhorar o fluxo urbano, reduzir a sobrecarga da área central e proporcionar uma nova dinâmica para moradores e turistas, criando uma cidade ainda mais funcional, organizada e acolhedora. A iniciativa busca qualificar a experiência urbana e turística, preservando as características que fazem de Gramado uma referência nacional.
O planejamento da nova centralidade está alinhado ao artigo 50 do Plano Diretor de Gramado, que trata do Projeto Urbanístico Relevante (PUR) da Nova Centralidade. A regulamentação estabelece regras específicas de uso e ocupação do solo, promovendo o desenvolvimento planejado do setor norte do município. A proposta integra de forma equilibrada o desenvolvimento econômico, social, ambiental e urbano, considerando aspectos ambientais, urbanos, sociais, turísticos e econômicos.
O projeto, que já se encontra em fase final de planejamento, foi apresentado aos vereadores da Casa nesta terça-feira, dia 6, em reunião realizada na Sala da Democracia. O encontro teve como objetivo detalhar o funcionamento da nova centralidade, explicar o modelo urbanístico proposto e demonstrar os impactos positivos que poderão ser alcançados com a aprovação da matéria.
A apresentação foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Gramado, vereador Neri Nascimento, e contou com a presença do secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, da secretária de Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, do chefe de gabinete do Executivo, Rafael Ronsoni, e do professor doutor Benny Turkienicz, do NTU – Núcleo de Tecnologia Urbana, consultoria especializada responsável pelos estudos técnicos e pelas simulações do Projeto Urbanístico Relevante.












