CANELA – A cada novo ano letivo os desafios se repetem e outros novos se apresentam. Neste 2023 não é diferente para a Secretaria da Educação. Semana passada cerca de 2.425 estudantes divididos nas 18 escolas da rede (entre municipais e conveniadas), retornaram as aulas na educação infantil.
Conforme informou a secretária de Educação, Janete Oliveira da Silva Santos, dezembro havia 723 crianças na fila de espera na educação infantil, sendo que este número foi zerado. Mas janeiro já possui 240 crianças na lista.
“Estamos trabalhando e investindo para minimizar essa fila. Isso deve ocorrer com a inauguração de nova Escola Tio Beto, no Canelinha e ampliação da Eva Alzira, no Jardim das Fontes”, disse Janete, acrescentando que Canela é o único na região que oferece turno integral na educação infantil.
O ensino fundamental começa quarta-feira (15) o ano letivo nas 14 escolas municipais e conveniadas totalizando 3.130 alunos. Considerada prioridade do prefeito Constantino Orsolin, o turno integral segue sendo um desafio para atender a demanda de alunos e estrutura física.
Neste ano chega ao 5º ano e até o primeiros semestre algumasd escolas não poderã ofertar a integralidade dos alunso nas salas de aula, devido à obras de ampliação como nas escolas João Alfredo Corrêa Pinto, Bertholdo Opptiz, Dante Bertoluci e Barão do Rio Branco. Outras instituições estão na mesma situação, mas por falta de profissionais e este é considerado desafiador para a chefe da pasta da educação.
“Devido aos aposentados e ampliação das turmas com o turno integral, está sendo trabalhado o edital para o concurso. Mas antes disso, estamos concluindo outro edital para contratação emergencial de professores e será encaminhado para Câmara de Vereadores para que possa ser aprovado. Outras áreas também estamos com falta de mão de obra”, comentou Janete que confidenciou, ser o mais desafiador a contratação de profissionais.
Turno integral
O turno integral está chegando ao quinto ano, passando por ajustes e transformações. Apesar do pouco período de implantação, os números já demonstram evolução neste modelo de permanência do aluno na escola.
Conforme dados da Secretaria de Educação de 2022, somente no turno integral do total de 1.463 matriculados, o índice de reprovação foi de 4,23% (62), diante de 8% da rede (276). Evasão escolar os números são ainda melhores contabilizando 0,95% (14) com 2,26% (71) de outras turmas.
“O objetivo principal é melhorar os índices de qualidade da educação no município. Estamos realizando avaliações a cada semestre e é impressionante como os alunos do turno integral absorvem muito bem o conteúdo”, pontuou a secretária que fez um apelo sobre a obrigatoriedade da frequência, para que os pais e responsáveis deixem as crianças nos dois turnos na escola.
Nova escola
Até o final do primeiro semestre, a previsão da Secretaria de Educação de inaugurar um novo espaço que irá contemplar cerca de 110 alunos do primeiro ao qtareo ano para o turno integral. A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Incompleto (Emeief) Noeli Silva de Azevedo e Souza, está em fase de construção no bairro Santa Marta, próximo do ginásio e posto de saúde da localidade. No total, o investimento é de R$ 3.981.019,44.
Gramado e Estado
As aulas em Gramado na educação infantil retornaram dia 2. São 2.700 alunos que retornaram para as salas de aula, segundo a Secretaria da Educação.No ensino fundamental, o ano letivo iniciará dia 22. Ja na rede estadual a data prevista é 23.
Os números da educação
Escolas de educação infantil: 18 (municipais e conveniadas)
Escolas de ensino fundamental: 14 (municipais e conveniadas)
Alunos educação infantil: 2.425
Alunos ensino fundamental: 3.130
Alunos no turno integral (Dados contabilizados de 2022 – 1º ao 4º ano): 1.463
Professores (educação infantil e ensino fundamental): 371
Texto: Tiago Manique – [email protected]