InícioGeralGramado e CanelaOnda polar segue no Brasil até o fim de semana; veja previsão

Onda polar segue no Brasil até o fim de semana; veja previsão

Tempo de leitura: < 1 minuto

PAÍS – Uma nova frente fria avança pelo oceano e passa pela costa de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 11 de junho. A passagem deste sistema provoca um pouco de chuva pelo litoral paulista e fluminense.

O grande diferencial desta frente fria é o reforço de ar polar que traz para o centro-sul do Brasil. Uma primeira dose de ar frio entrou no país entre o domingo e a segunda-feira. Agora, esta segunda dose reforça o ar frio mantendo o país na situação de onda de frio até o dia 14 de junho. Esta grande massa de ar frio de origem polar permanece pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil até o final desta semana.

Áreas de influência da onda de frio

O mapa acima mostra o impacto desta onda de frio nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. As áreas em azul escuro são as que sentem a queda de temperatura mais acentuada. O maior impacto será nas temperaturas no período noturno. Até o final desta semana, as noites e o amanhecer ficam mais frios nas áreas em azul escuro. Porém, tanto nas áreas em azul escuro quanto em azul claro, a presença do ar frio de origem polar vai evitar que a temperatura suba muito durante a tarde, mesmo com a presença do sol forte em muitos locais.

Geada e temperatura negativa

No Sul do Brasil, temperaturas próximas ou um pouco abaixo de 0°C ainda devem ser observadas até o final desta semana, especialmente nas áreas serranas e em baixadas. Mas grande parte da região amanhece os próximos dias com temperaturas entre 5°C e 10°C.

No centro-sul de Mato Grosso do Sul, em quase todo o estado de São Paulo, incluindo a região da Grande São Paulo, e no sul de Minas, as temperaturas mínimas também devem ficar entre 5°C e 10°C nas próximas madrugadas.

Temperaturas próximas dos 10°C ao amanhecer devem ser observadas em outras áreas do centro-sul mineiro e nas áreas serranas do estado do Rio de Janeiro.

Quando o frio diminui?

A grande massa de ar frio que mantém as baixas temperaturas esta semana no centro-sul do Brasil vai se afastar do país no próximo fim de semana. A maior diferença nas temperaturas será sentida a partir do domingo.

Mas atenção: o frio diminui, mas as condições para a chuva voltam a aumentar no centro-sul do país, fazendo de junho de 2025 cada vez mais atípico em relação às precipitações.

Panorama das menores temperaturas registradas no Brasil 10/06/2025

Sul do Brasil
-2,0°C Bagé (RS)

-2,7°C São Joaquim/Caminhos da Neve (SC) – às 23h

2,8°C General Carneiro (PR) – às 23h

5,3°C Rio Brilhante (MS)

8,2°C Rancharia (SP)

8,3°C Monte Verde (MG)

Fonte: Climatempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido