GRAMADO/CANELA – Extensos engarrafamentos, filas de espera, restaurantes e pontos turísticos lotados. O feriadão do Dia das Crianças aliado o clima seco e com temperaturas amenas registrou grande movimentação turística na região. Alguns restaurantes bateram recordes de atendimento.
Para o presidente da entidade que representa boa parte dos restaurantes da região, a Abrasel Hortênsias, Felipe Andreis, o feriadão foi excelente. Ele justificou o aumento da movimentação por conta do que chama de ‘consumo de vingança’, além de relatar as filas em alguns restaurantes. “As pessoas que ficaram muito tempo sem sair ou consumir, querer aproveitar mais as coisas. Para os restaurantes houve um crescimento em número de clientes e faturamento em relação ao feriado do ano passado. Foi tudo muito bom”, destacou.
A hotelaria também celebra o movimento. Conforme Mauro Salles, presidente do SindTur, 58% da ocupação dos hotéis e pousadas dos dois municípios foi preenchida. O número é alto considerando que os protocolos autorizam que 60% dos leitos fiquem disponíveis. “Foi excelente para a hotelaria e gastronomia. Todos ligados ao turismo tiveram uma chance de faturar”, diz ele, se referindo à grande quantidade de pessoas que circularam na região.
“Eu rodei pelos principais pontos turísticos e vi um turista mais responsável, em sua grande maioria usando máscaras e preocupado com os protocolos. Foi muito bom, teve um controle bem legal”, finalizou.
Salles também faz uma projeção para as próximas semanas e afirma que a hotelaria não pode ficar com a ocupação restrita a 60%. “Foi uma experiência muito boa, acredito que daqui pra frente vai ser assim. Precisamos retomar com mais força a ocupação da hotelaria, ficar restrito a 60% não dá. Vamos lutar para que possamos ampliar. Queremos e sabemos que podemos mais, estamos querendo chegar a 80%”, projeta o presidente do Sindtur.