InícioGeralGramado e CanelaMostra Infantil Petrobras transforma vidas de jovens alunos

Mostra Infantil Petrobras transforma vidas de jovens alunos

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado não está sendo apenas uma vitrine para o cinema nacional, mas também um palco para a transformação de vidas. A Mostra Infantil Petrobras, uma das iniciativas mais significativas do evento, está levando a magia do cinema para os jovens das escolas municipais, oferecendo muito mais do que simples entretenimento. Para muitos desses adolescentes, o projeto significa a abertura de novos horizontes e o enfrentamento de desafios pessoais, revelando o potencial do cinema como uma ferramenta poderosa de educação e inclusão social.

A Mostra Infantil Petrobras está sendo realizada em parceria com o Ecocinema, uma plataforma móvel e sustentável que democratiza o acesso ao cinema pelo interior do Brasil. Este ano, a mostra itinerante chega a Gramado equipada com tecnologia de ponta, incluindo um sistema de energia solar fotovoltaica que alimenta todas as exibições. Em sete sessões que que teve o início na segunda-feira (12) e segue até sexta (16), alunos de diversas escolas municipais estão tendo a oportunidade de assistir a curtas e longas-metragens com temáticas relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Entre os filmes exibidos “A Baleia Mágica”, “Perlimps”, “Geração Alpha”, “O Micronauta”, “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”, entre outros, todos focados em sensibilizar o público jovem sobre questões ambientais urgentes. “É um prazer estar aqui em Gramado, mais uma vez, fazendo parte desse evento tão maravilhoso, tão icônico que é o Festival de Cinema de Gramado. Este ano, tivemos o retorno da Petrobras como patrocinadora, e isso nos permitiu realizar um projeto educacional com as escolas. Estamos impactando 1100 alunos do município, trazendo curtas e longas-metragens em animação”, destacou Janice Moraes, produtora executiva do projeto, reforçando a importância do projeto.

Além das exibições, o projeto oferece oficinas práticas onde os jovens podem aprender sobre os bastidores do cinema, desde a captação de imagens até a utilização de energia solar para alimentar os equipamentos de filmagem. “Depois que termina o filme, fazemos uma oficina prática, mostrando como é feita a captação da imagem, como é o processo de armazenamento de energia solar e como ela é transformada em eletricidade para as nossas exibições”, explicou Janice. Essas atividades não apenas educaram os alunos sobre cinema, mas também sobre sustentabilidade, mostrando na prática como é possível criar experiências culturais com responsabilidade ambiental.

Foto: Leonardo Santos/JIH – Janice Moraes, produtora executiva

Integrar através do cinema

A proposta de democratizar o cinema e levá-lo a lugares onde ele raramente chega foi um dos grandes diferenciais do projeto. Segundo Janice, a ideia é alcançar comunidades que não têm acesso a salas de cinema, como pequenas cidades e áreas remotas. “A ideia é levar para cidades que não têm acesso ao cinema. Para cidades que não têm sala de cinema, que é a grande maioria, porque os cinemas hoje estão concentrados nas grandes cidades. Nós conseguimos montar salas de cinema no meio do deserto do Atacama, em comunidades de 500 pessoas, já fizemos em comunidades de pescadores no meio da Amazônia, tudo com energia solar”, relatou Janice, destacando o alcance e a importância social do projeto.

Foto: Leonardo Santos/JIH – Erilene, 13 anos, encontrou no cinema uma forma de superar a timidez

Abrindo portas através da lente

Entre os jovens impactados pela Mostra Infantil Petrobras, Erilene Victória da Silva Costa, de 13 anos, destaca sua paixão pelo cinema e pela superação pessoal proporcionada pelo projeto Educavideo, um dos pilares da iniciativa. Erilene, que é aluna da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, na Vila do Sol, onde teve exibição na manhã de terça-feira (13), encontrou no cinema uma forma de superar a timidez e os desafios pessoais. “Eu gosto muito de cinema, porque ele não é só o que assistimos, ele é o que nos aproxima das outras pessoas, assim como um projeto de socialização. Participar do Educavideo me ajudou a abrir muitas portas, principalmente em um momento difícil da minha vida”, revelou Erilene, evidenciando o impacto do projeto em sua vida.

Apesar de inicialmente não ter se envolvido tanto, Erilene acabou encontrando na direção de arte uma maneira de expressar sua criatividade. “No começo, eu não tinha gostado muito, mas depois fui me envolvendo mais, fiz amizades e até tomei coragem para atuar. Ver meu rosto no telão [Palácio dos Festivais] foi incrível, uma emoção indescritível”, compartilhou a jovem, que superou a timidez e brilhou no curta-metragem “Através da Lente”, onde desempenhou o papel principal. “Eu ensaiei bastante em casa, apesar de ficar com vergonha. Meus colegas foram incríveis, me ajudaram muito, dando críticas construtivas e me apoiando. Foi um desafio atuar com tanta gente assistindo, mas deu certo”, relembrou Erilene, destacando o apoio que recebeu de seus colegas e a satisfação de ver seu trabalho reconhecido.

A trajetória de Erilene no Educavideo é um exemplo claro de como projetos culturais podem transformar vidas, oferecendo aos jovens não apenas conhecimento, mas também confiança e novas perspectivas. A professora Giovana Cristina Cunha, que acompanhou os alunos no projeto, destacou o impacto positivo do Educavideo no desenvolvimento das habilidades dos estudantes. “O Educavideo é um projeto maravilhoso que tem condições de alcançar patamares elevados, com curtas premiados em outras mostras. É extremamente importante para desenvolver habilidades nos alunos, tornando-os protagonistas e desenvolvendo suas habilidades”, afirmou Giovana, reconhecendo o potencial do projeto.

Foto: Leonardo Santos/JIH – Professora Giovana destacou o cinema como ferramenta educacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido