REGIÃO – A baixa procura para vacinar crianças de até quatro anos contra a poliomielite, além da multivacinação até 14 anos para atualização da caderneta, está preocupando as Secretarias Municipais da Saúde.
Em Gramado neste sábado (10), será realizada uma ação de vacinação nos Pórticos da Várzea e em direção a Nova Petrópolis. Parte da equipe da Saúde também estará no Mini Mundo, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O objetivo é imunizar 95% das crianças de até quatro anos contra a poliomielite. Além das ações descentralizadas realizadas pela Secretaria da Saúde, os pais e responsáveis podem levar os pequenos até a unidade de saúde mais próxima para atualizar as carteirinhas de vacinação. Em caso de chuva a ação será cancelada.
A atualização das carteirinhas de vacinação (Gramado)
ESF Várzea: 7h30 às 12h e das 13h às 17h.
UBS Floresta: 7h30 às 12h e das 13h às 17h.
UBS Caic: 8h às 11h e das 14h às 16h30.
UBS Centro: 8h às 11h30 e das 13h às 16h45.
Vacinação Canela
O Departamento Epidemiológico da Secretaria da Saúde de Canela, informa que a campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até dia 30. De acordo com dados do Ministério da Saúde, quatro em cada cinco crianças do público-alvo ainda não estão protegidas contra a doença no município. No total, 1632 crianças já foram imunizadas contra pólio em Canela, representando 60% do público-alvo.
As doses contra a pólio, única forma de prevenção contra a paralisia infantil, segue disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Canelinha, Leodoro de Azevedo, Santa Marta, São Luiz e a Unidade Central atendendo o público-alvo as segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Neste sábado (10), as UBS’s estarão abertas das 8h às 12h para mais uma oportunidade de vacinação. Nesta ocasião não serão aplicadas as vacinas de rotina. A vacinação covid também será realizada nesta data (ver o cronograma abaixo):
Segunda dose
Crianças de 3 a 11 anos (intervalo de dois meses após a 1ª dose no caso da Pfizer Pediátrica e de 28 dias no caso da Coronavac Pediátrica);
Adolescentes de 12 a 17 anos (intervalo de dois meses após a 1ª dose);
População adulta (intervalo conforme imunizante aplicado/informações na carteirinha).
Terceira dose
Adolescentes de 12 a 17 anos (que receberam a 2ª dose há mais de quatro meses);
População adulta (pessoas que receberam a 2ª dose há mais de quatro meses).
Quarta dose
Pessoas de 18 a 39 anos com comorbidades (que receberam a 3ª dose há mais de quatro meses);
Pessoas com 40 anos ou mais (que receberam a 3ª dose há mais de quatro meses);
Trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente e receberam a 3ª dose há mais de quatro meses.
Primeira dose
Crianças de 3 e 4 anos;
Crianças de 5 a 11 anos (aplicação por lista de espera mediante agendamento em uma UBS);
Adolescentes de 12 a 17 anos.