REGIÃO – Trabalhadores do CDD Hortênsias dos Correios estiveram reunidos em assembleia na manhã desta segunda-feira (17) pela manutenção do ‘Estado de Greve’.
Os trabalhadores apontaram a necessidade da manutenção da luta pela recomposição do efetivo da unidade, responsável pela entrega de correspondências e mercadorias em Canela e Gramado que atualmente é de menos sete trabalhadores.
No momento, mesmo com ‘Estado de Greve’, o trabalho segue normalmente e uma nova assembleia for marcada para o dia 3 de maio para definição ou não da paralisação das atividades. (Ver reivindicações abaixo).
Segundo Alexandre Nunes, secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect-RS), a situação da unidade é “caótica”, com carteiros pedestres fazendo entregas previstas para serem em motos, carteiros motorizados saindo diariamente com média de 120 a 150 pontos de entrega.
O Sintect aponta que na CDD Hortênsias existem objetos registrados e simples acumulados com data de fevereiro. Ou seja, mercadorias e cartas ainda no local que precisam ser entregues.
O secretário Geral do Sintect-RS, questionado sobre a falta de efetivo para Canela e Gramado, ele revelou a justificativa da Superintendência Estadual dos Correios. “A empresa alega que não consegue completar o efetivo da unidade por que ninguém quer vir por causa do custo [elevado] de vida”, comentou.

Durante a assembleia desta segunda-feira, foram votados os seguintes encaminhamentos:
Solicitação de realização de uma audiência pública na câmara de vereadores da cidade
Construção de uma denuncia ao MPT sobre a sobrecarga de trabalho e falta de efetivo do CDD.
Intensificar a campanha de denúncia em todos os órgãos de comunicação da cidade.
Manutenção do Estado de Greve.
Entenda o caso:
Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores de Correios no RS (Sintect-RS) estiveram, na segunda (10), atendendo ao chamado dos trabalhadores, no CDD Hortênsias. A denúncia das trabalhadoras e trabalhadores é que se acumulam cartas e encomendas, algumas desde fevereiro, sem que sejam tomadas medidas efetivas pela empresa para solucionar os problemas.
De acordo com o secretário-Geral do Sindicato, Alexandre Nunes, somente no setor de encomendas, há 28 containers de encomendas paradas, cada um deles com muito mais que os 100 objetos informados pela empresa.
Faltam, no mínimo, três motoristas com viaturas para fazer as entregas e os que estão trabalhando estão sobrecarregados, tendo que fazer de 120 a 150 pontos de entrega, um número bastante superior ao indicado. Na área postal, são quatro distritos de motos que estão sendo feitos a pé, por falta de motoqueiros na Unidade.
Nem mesmo a esporádica ajuda externa (empréstimo de trabalhadores de outras unidades) tem ajudado a resolver os problemas que se acumulam, até porque esta medida é paliativa, o que a unidade precisa é de uma solução concreta.
A implantação do Sistema de Distritamento (SD), que vinha sendo feito e defendido pela empresa como “solução”, apenas piorou a situação em todas as unidades, aumentando os trajetos e a sobrecarga de trabalho e não resolve o problema de origem, que é a falta de pessoal.
Para os trabalhadores, esses processos produtivos na Unidade trouxeram mais problemas do que soluções e foram responsáveis pelo aumento da já brutal sobrecarga de trabalho e acúmulo de correspondências.
Além disso, cobranças abusivas da gestão, que beiram o assédio moral, para que as trabalhadoras e trabalhadores, diretos e terceirizados dobrem as entregas, exigindo que um pedestre dê conta de realizar um distrito que normalmente é feito de moto, é um absurdo.
Cabe destacar que o CDD Hortênsias atende as cidades de Gramado e Canela, um dos principais polos turísticos do país, cidades com PIB considerável e, contraditoriamente, tem o maior déficit de funcionários entre os CDD’s gaúchos, os piores indicadores do Estado e figura entre os piores do País.