REGIÃO – O governador Eduardo Leite apresentou, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, o projeto de concessão do Bloco 1 de rodovias, com estradas localizadas nas regiões Metropolitana, Litoral Norte e Serra, e anunciou a publicação do edital do Bloco 2, composto por estradas do Vale do Taquari e da Região Norte.
Os investimentos nos dois blocos ultrapassam R$ 12 bilhões em concessões para a iniciativa privada por 30 anos, com previsão de nova rodovia, duplicações, terceiras faixas, revitalização da sinalização, monitoramento e atendimento 24 horas, entre outros benefícios. Os projetos contaram com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a estruturação da proposta.
Dos 27 municípios inseridos nos Blocos, fazem parte Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Mas preparem-se para colocar a mão no bolso. Com os anúncios, a região ganhará novas praças de pedágios, ambas no sistema Free Flow (passa e quita em um prazo determinado). Além das existentes, para quem for a Três Coroas, terá mais uma praça neste novo sistema. O mesmo ocorrendo sendo instalada uma em Nova Petrópolis e uma nova será colocada na ERS-466, a estrada de acesso ao Parque do Caracol.
As atuais praças de pedágio entre Gramado e Três Coroas será deslocada, assim como até Nova Petrópolis. Entre Canela e São Francisco de Paula permanecerá. Todas estas que atualmente são administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) passarão para os consórcios privados que vencerem os leilões. Com isso, a empresa pública deixará de operar nos locais.

Estradas da região e melhorias
Estão previstos 213,7 quilômetros de duplicações neste Bloco 1, que estão as cidades da região. Entre estas melhorias, consta a duplicação entre Gramado e Igrejinha (ERS-115) e Gramado e Nova Petrópolis (ERS-235). Também está previsto socorro mecânico 24 horas, ambulância e socorro médico em tempo integral, monitoramento por câmeras, bases de atendimento aos usuários e ponto de parada e descanso para caminhoneiros e motoristas.
Bloco 1: investimento de R$ 1,5 bilhão
O Bloco 1 é composto por 412,6 quilômetros de extensão e conta com trechos das estradas ERS-020, ERS-040, ERS-115, ERS-118, ERS-235, ERS-239, ERS-466, ERS-474. Uma nova rodovia, a ERS-010, fará parte do bloco, com pista dupla, dois sentidos de circulação e 41,4 quilômetros de extensão entre o entroncamento com a BR-290, em Porto Alegre, e a ERS-239, em Sapiranga, sendo uma alternativa à BR-116. Ao todo, serão 454 quilômetros concedidos à iniciativa privada.
O investimento será de R$ 6,41 bilhões ao longo dos 30 anos da concessão. Nos primeiros 10 anos, os recursos aportados serão de R$ 4,86 bilhões. O governo do Estado irá investir R$ 1,5 bilhão, via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Próximos passos
O projeto de concessão será debatido com a população no período de consulta pública, com a realização de audiências públicas. As datas e os locais serão divulgados pelo governo, e a expectativa é que os eventos ocorram no mês de novembro. A publicação do edital está prevista para o primeiro trimestre de 2026; a realização do leilão, por sua vez, deve ocorrer no segundo semestre do mesmo ano. Com o leilão bem-sucedido, a assinatura do contrato poderá ser realizada no final de 2026.
Saiba mais
ERS-115 (Gramado – Três Coroas)
Km 14,9 (Três Coroas) (deslocado)
Km 31,6 (Gramado) (novo pedágio)
ERS-235 (Gramado – Nova Petrópolis)
Km 14 (Nova Petrópolis) (novo pedágio)
Km 29,9 (Gramado) (deslocado)
ERS-235 (Canela – São Francisco de Paula)
Km 52,9 (São Francisco de Paula) (mantido no mesmo local)
ERS-466 (Canela)
Estrada do Caracol (novo pedágio)
ERS-239 (Novo Hamburgo – Riozinho)
Km 18,7 (Novo Hamburgo) (novo pedágio)
Km 25,2 (Campo Bom) (novo pedágio)
Km 36,6 (Araricá) (novo pedágio)
Km 48,7 (Parobé) (novo pedágio)
Km 63,0 (Taquara) (novo pedágio)
ERS-474 (Rolante x Santo Antônio da Patrulha)
Km 29,5 (Rolante) (novo pedágio)
Km 8,9 (São Antônio da Patrulha) (deslocado)
ERS-020 (Gravataí x Taquara x Igrejinha e São Francisco de Paula)
Km 21,6 (Gravataí) (novo pedágio)
Km 40,7 (Taquara) (novo pedágio)
Km 59,4 (Igrejinha) (novo pedágio)
Km 78,5 (São Francisco de Paula) (novo pedágio)













Des de 1998 quando fizeram a primeira concessão não executaram nada do que foi acordado.
Só mamaram nas costa do povo e os acordos não foram compridos.