CANELA – O município se prepara para receber um dos maiores intercâmbios culturais do ano. Nos dias 12 e 13 de julho, o Teatro Municipal (Teatrão) será palco do Festival Internacional de Dança Winter in Dance 2026, evento que reunirá mais de 500 dançarinos vindos do Paraguai, além de grupos e artistas de diferentes modalidades e países. A entrada será gratuita para a comunidade canelense.
A iniciativa não terá custos financeiros para a Prefeitura de Canela e promete movimentar a cidade com apresentações de danças paraguaias, argentinas, jazz, malambo e diversas outras expressões artísticas, promovendo a integração cultural entre os povos da América do Sul.
O anúncio oficial foi realizado pelo prefeito Gilberto Cezar em suas redes sociais, durante o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), com a participação do secretário de Turismo de Canela, Athos Cunha e do organizador Alex Martinez, responsável pela mobilização dos grupos paraguaios que participarão do encontro.
“Além de enriquecer a programação cultural da nossa cidade, o festival fortalece o turismo local, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio por meio dos convênios e da presença de visitantes de diferentes regiões. Canela segue se consolidando como destino de grandes eventos, valorizando a cultura, gerando oportunidades e proporcionando experiências únicas para moradores e turistas. Será uma excelente oportunidade para conhecer, celebrar e vivenciar diferentes culturas por meio da dança”, disse.
Segundo Martinez, o Winter in Dance será uma oportunidade única para celebrar a diversidade cultural por meio da dança. “Convidamos cordialmente todos os moradores de Canela e região para participarem deste concurso internacional de dança. Teremos apresentações de dança paraguaia, dança argentina, jazz, malambo e muitas outras modalidades. Será um grande encontro cultural e artístico que reunirá talentos de diferentes lugares”, destacou.
O organizador ressalta ainda que a expectativa é trazer mais de 500 participantes do Paraguai para a Serra Gaúcha, fortalecendo os laços entre os países e proporcionando experiências enriquecedoras para artistas e público.
Além do aspecto cultural, o evento também deverá gerar impacto positivo na economia local. A presença de centenas de visitantes movimentará a rede hoteleira, restaurantes, comércio e atrativos turísticos de Canela.
“Estamos trabalhando em conjunto com hotéis, restaurantes e empresas parceiras para receber todos da melhor forma possível. Já temos convênios estabelecidos e excursões organizadas para proporcionar uma experiência completa aos participantes”, explicou Martinez.
Para Athos Cunha, a realização do festival reforça a vocação do município para sediar grandes eventos e amplia sua projeção internacional.
“A dança é uma importante ferramenta de integração entre os povos. Receber mais de 500 visitantes do Paraguai demonstra a força de Canela como destino turístico e cultural. Eventos como este fortalecem nossa economia, promovem intercâmbio cultural e oferecem novas experiências tanto para os moradores quanto para os turistas”, afirmou.









