CANELA – De volta à rotina. Assim será a vida de 3.212 alunos que voltarão às aulas nesta segunda-feira (17) pelo ensino fundamental nas escolas municipais de Canela. No dia 5 de fevereiro, já aconteceu o início das aulas para 2.873 crianças da educação infantil, contando com escolas municipais, compartilhadas e conveniadas, totalizando 6.085 estudantes. Escolas particulares e estaduais também retornaram.
Conforme a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), para melhor receber os estudantes, diversas melhorias estão sendo feitas nos educandários, desde roçada até pintura, troca de piso, entre outras reformas. “Queremos garantir mais conforto e segurança para nossos alunos, gerando, assim, um ambiente de qualidade”, destaca Maria Gorete, secretária da Educação. Atualmente, a rede municipal de ensino de Canela conta com 14 instituições. Mais de 2,5 mil alunos estudam em turno integral.
Recentemente, em entrevista na rádio Integração Digital, a secretária garantiu que o modelo de turno integral será mantido, mas com aprimoramento. “Nós vamos manter, sim, o tempo integral. Com o desafio de que esse tempo integral seja realmente uma educação integral. Com muito respeito ao tempo que a criança fica na escola”. A intenção é que o tempo na escola seja bem aproveitado, com um investimento significativo em recursos humanos e um projeto pedagógico estruturado.
Evandro Nunes, secretário adjunto da Educação, acrescentou que a Secretaria está revisando os conceitos adotados na educação integral. “Se a gente quer fazer uma escola com uma proposta de educação integral, é o que a gente vai buscar agora, que é aquilo que o Ministério da Educação vem falando desde 2023”.

Encontro com gestores
Nesta semana, a Secretaria da Educação, Esporte e Lazer (SMEEL) realizou no espaço Sicredi a primeira reunião para as equipes diretivas dos educandários do ensino fundamental e infantil, reunindo cerca de 70 educadores das equipes de gestão. Estiveram na pauta do encontro temas como: as premissas básicas de gestão; o calendário/programas; eventos; responsabilidades e desafios da gestão.
A secretária, Maria Gorete R. da Silva, e o secretário adjunto, Evandro Nunes, abriram o evento e apresentaram a equipe pedagógica da SMEEL: diretora pedagógica, coordenadora de Ensino Fundamental, coordenadora da Educação Infantil, coordenação de Desporto Escolar, coordenadora de Projetos e coordenadora da Educação Especial e Inclusiva.
Segundo Gorete, as premissas básicas da gestão são ética, responsabilidade, coragem, legalidade e qualidade (no trabalho, nos serviços prestados e nas relações). Os temas norteadores do fazer pedagógico das escolas também foram apresentados, com destaque à cidadania, à hospitalidade e ao território educativo. A secretária também abordou a integração da Educação com outras pastas, como Turismo, Meio Ambiente, Obras e Assistência Social. “Educação se faz com muitas mãos, por isso as parcerias são fundamentais”, destacou.
O secretário do Meio Ambiente, Carlos José Frozi, apresentou o seu relato de vida como educador ambiental e a parceria com a pasta da Educação no desenvolvimento do programa “Educação para a Cidadania”. O vice-prefeito, Gilberto Tegner, representando o prefeito Gilberto Cezar, também esteve presente na abertura do evento e, na oportunidade, desejou um ótimo início de ano letivo a todos. “A educação é uma das prioridades desta gestão e pretendemos investir forte, com ferramentas e recursos, para entregar uma educação de qualidade para a comunidade”, afirmou.
Na ocasião, foram destacados o calendário letivo e de eventos pedagógicos que serão desenvolvidos nas escolas e pontuados aspectos importantes para a gestão nas suas áreas de atuação: pedagógico, administrativo, financeiro e comunitário. O evento encerrou como um momento de acolhida e orientação às equipes. “É importante destacar a relevância e a necessidade do educador na construção de uma cidade mais justa, inclusiva e solidária”, finaliza Gorete.
GRAMADO – As aulas retornaram no dia 5 para a educação infantil, e na próxima quinta-feira (20) será o início do ensino fundamental.
Os números em Canela
Alunos ensino fundamental: 3.212
Alunos turno integral: 2.524
Alunos educação infantil: 2.873
Total de alunos: 6.085
Escolas rede municipal: 14 escolas, sendo 1 delas (EMEIEFI Noeli Silva de Azevedo e Souza) com ensino fundamental incompleto + 1 escola especial
Escolas estaduais: 7
Escolas particulares: 2
Professores ensino fundamental: 339 e 33 servidores
Professores educação infantil: 114 e 34 servidores
Professores no Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante (Cadie): 14 profissionais
Total : 582 pessoas (inclusos também motoristas, nutricionistas e outros profissionais que atuma na educação).