InícioGeralGramado e CanelaLivro escrito por cacique de Canela e arqueólogo será lançado amanhã

Livro escrito por cacique de Canela e arqueólogo será lançado amanhã

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O lançamento da obra Os Mbya Guarani (Libretos, 2025) será realizado um encontro (Nhemboaty) com a Aldeia Tekoá Kurity, amanhã, sábado (28), no Laje de Pedra Mountain Village (final da Avenida do Parque), a partir das 16h.

O livro, escrito pelo cacique Kuaray Nhe’ery e o arqueólogo e pesquisador Arno Alvarez Kern, configura uma leitura leve e envolvente, apresentando desde as migrações dos povos originários no mundo, de acordo com os vestígios arqueológicos, ao legado guarani e a apresentação da Aldeia Tekoá Kurity, em sua conformação atual.

Aborda o idioma guarani, a cultura do povo, hábitos de sobrevivência, construções, artesanato e ressalta o grande respeito à natureza, além de descrever suas divindades, originada na cosmologia que rege as crenças do povo guarani.

É um livro didático e também literário, e apresenta a lenda do Jekupê, narrada pelo Cacique Kuaray Nhe’ery, agradando aos leitores de todas as idades. Esta obra foi idealizada pelo Projeto Guarani, que iniciou em abril de 2023, no setor cultural da Comissão de Cultura e Cidadania da Associação dos Proprietários do Parque Laje de Pedra, Canela, RS. O seu objetivo é apoiar as iniciativas culturais das comunidades Mbya Guarani, difundindo e fortalecendo a sua cultura, que é um dos componentes essenciais da identidade de cada brasileiro.

As ilustrações são de Ana Rocha e fotos de Marco Nedeff, Júlio Dias, Amallia Brandolf e Carine Saez, o livro torna-se uma referência, um exemplo para que surjam mais trabalhos como este, conscientizando e potencializando o conhecimento do povo brasileiro sobre o tratamento que deve ser dado ao mundo.

Desde lá, e com o apoio do CNPQ, o livro foi sendo estruturado, finalmente executado pela Editora Libretos, que o incluiu em seu projeto Horizontes Literários, distribuindo o título para 150 bibliotecas gaúchas, em cidades de nove regiões do Estado, prioritariamente àquelas atingidas pela enchente. Com produção de Fernando Gomes, edição e projeto gráfico de Clô Barcellos, a obra conta ainda com a revisão técnica da antropóloga Luna Mendes, de Porto Alegre.

A realização deste Nhemboaty (denominado encontro) no Parque Laje de Pedra, tem a coordenação de Cristiane Kiefer e produção de Sandra Stehling, ambas da CCC da APPLP. Haverá ainda a apresentação do coral e artesanato Mbya Guarani. A confraternização trará a assinatura da própria aldeia, responsável pelo cardápio, que inclui mandioca cozida, batata doce assada, milho verde, pinhão cozido, pão mbojape, bolo de milho e mel.

Os autores

Cacique Marcelino Kuaray Nhe’ery

Com apenas 28 anos, Marcelino foi escolhido porta-voz da Aldeia Kurity, instalada acima da Barragem dos Bugres, em Canela, desde 2021, por apresentar qualidades como o espírito de liderança, mais importantes que a tradicional longevidade. Na área cultural, em 2023, idealizou, junto ao Canela Cineclube e ao Museu do Festival de Cinema de Gramado, um projeto democrático de exibição de um filme do povo guarani para aldeias indígenas da região. No mesmo ano criou o Coral Kurity, que se apresentou na SAF – Semana da Arte e Fotografia e na 23ª Feira do Livro Josué Guimarães de Canela, em 2024. Recebeu prêmio da Lei Paulo Gustavo como agente cultural e foi contemplado na Pnab para a elaboração de um livro sobre os símbolos guaranis. Em março de 2025 conduziu duas atividades no Festival Saíra Encantada.

Arno Alvarez Kern

É nascido nas Missões, em Santo Ângelo. Após mudar-se criança para Porto Alegre, licenciou-se em História pela UFRGS em 1969. Mestre em História pela PUCRS (1979) e doutor em Arqueologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1981, França), onde também realizou dois pós-doutorados (1995-97). Aposenta­do, veio morar em Canela, na Serra Gaúcha, onde conheceu a aldeia guarani Tekoá Kurity e criou amizade com o Cacique Marcelino Kuaray Nhe’ery.

Serviço:

Amanhã, sábado (28)

16h: Parque Laje de Pedra Mountain Village (final da Avenida do Parque), Canela, RS.

Nhemboaty (encontro), lançamento do livro Os Mbya Guarani e apresentação do Coral Mboraí’i Mbaraete

Autores: Cacique Kuaray Nhe’ery e Arno Tavares Kern

Editora Libretos

72 páginas

R$ 50

Evento com entrada franca.

Apoio: Consciencine e Pousada do Bosque

www.libretos.com.br / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido