CANELA – A praça João Corrêa tem sido um local ocupado por pessoas, onde a maioria deles são usuários de bebida alcoólica. Semana passada profissionais das Secretarias de Assistência e Saúde com apoio da Brigada Militar (BM) realizaram uma ação para identificá-los, oferecer ajuda e passagem para retornarem às suas cidades de origem.
Como a praça é um espaço público, eles não podem ser retirados do local à força, já que pela legislação, não cometem nenhum crime. Conforme informou a Prefeitura de Canela, 12 pessoas passam grande parte do seu tempo na praça já foram identificadas, sendo elas todas com endereço de Canela, mas oriundos de Porto Alegre, Alvorada e Lajeado. Uma mulher visivelmente embriagada e alterada foi encaminhada ao Hospital de Caridade de Canela (HCC), no momento da ação.
“O objetivo foi identificar as pessoas que utilizam a praça como moradia, descobrir se tem alguma obtenção de renda e sobrevivência, ou situações em que haja violações dos direitos fundamentais dos indivíduos ali inseridos. Mas a situação é difícil, pois todos têm endereço fixo em Canela e no final da ação retornaram a seus lares”, explicou o secretário de Assistência Arthur Pacheco que acompanhou o trabalho.
A assistente social e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) contou que “é um trabalho de ‘formiguinha’ e de insistência. Temos que ir atrás deles sempre, buscando conscientizá-los sobre a situação de vulnerabilidade em que estão”, ressaltou.
A intenção a partir de agora é realizar a ação semanalmente e ir buscando as pessoas para um atendimento no Serviço de Atendimento Especializado na área da saúde, pois a maioria dos identificados possuem doenças infectocontagiosas.