GRAMADO – Um incêndio registrado no fim da manhã desta terça-feira (07) destruiu três edificações de madeira na localidade da Linha Ávila. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros de Gramado por volta das 11h30 e não deixou feridos. Duas das construções eram residências, onde moravam três famílias com crianças, e a terceira abrigava uma ocupação de caráter comercial.
De acordo com informações apuradas pelo Jornal Integração, o fogo se espalhou rapidamente em razão das estruturas de madeira, do calor e do vento. A atuação imediata de vizinhos, posteriormente apoiados pelos Bombeiros evitou que as chamas atingissem outras moradias próximas. Ao todo, seis residências foram protegidas durante a operação.
Em entrevista ao Jornal Integração, o comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado, capitão Pedro Henrique Sanhudo, informou que o chamado foi recebido às 11h30, com a indicação de incêndio em múltiplas residências. Além do efetivo local, houve apoio do Pelotão de Bombeiros Militar de Canela. No total, atuaram 10 bombeiros militares, oito de Gramado e dois de Canela, além do suporte da Brigada Militar, da Defesa Civil e de equipes do Município.
Ainda conforme o capitão, uma pessoa foi retirada de dentro de uma das residências no início da ocorrência. A vítima estava consciente, em estado estável, e não precisou de atendimento médico. As causas do incêndio seguem sendo apuradas, mas a suspeita inicial é de que o fogo tenha começado a partir de um problema na rede elétrica.
A operação contou também com caminhões-pipa e maquinário da Secretaria de Obras e Agricultura de Gramado, que auxiliaram no combate às chamas e na contenção para evitar a propagação do fogo. Ao todo, mais de 20 servidores estiveram envolvidos na ocorrência.
O secretário de Obras de Gramado, Willian Camillo, afirmou que a pasta foi acionada ainda durante o combate ao incêndio e prestou apoio operacional aos bombeiros, disponibilizando caminhões-pipa e máquinas. Segundo ele, a orientação do prefeito foi para que todas as secretarias se mobilizassem para atender as famílias atingidas.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação também esteve no local e iniciou o atendimento às famílias, que perderam todos os bens materiais. Conforme apurado, os terrenos são próprios. As famílias irão se abrigar temporariamente em casas de parentes. O Município já se colocou à disposição para auxiliar na reconstrução das moradias e no fornecimento de itens essenciais, como roupas, medicamentos e documentos.
A Secretaria também orienta que eventuais doações sejam feitas de forma organizada. Interessados em ajudar devem entrar em contato pelo telefone (54) 3286-4349, para que seja realizada uma triagem prévia. Roupas e alimentos serão fornecidos pelo próprio Município. Já materiais de construção, como tijolos, cimento e telhas, além de utensílios domésticos, a exemplo de geladeiras, fogões e louças, poderão ser recebidos no momento adequado, conforme o avanço do processo de reconstrução das casas.
O Corpo de Bombeiros reforça a orientação para que a população adote cuidados preventivos em residências, especialmente com instalações elétricas, e acione imediatamente o telefone 193 em situações de emergência.












