InícioEsportesGramado e CanelaHerói do título não era nascido quando da última conquista

Herói do título não era nascido quando da última conquista

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Cada conquista em qualquer modalidade esportiva tem um destaque ou herói. Na tarde deste domingo (25), na Vila Olímpica, após 31 anos com o grito preso na garganta, o 11 Canarinhos conquistou o título do Campeonato de Futebol da Primeira Divisão. A taça foi para a Baixada e como é a característica do clube áureo-cerúleo, com resquícios de sofrimento, nos pênaltis diante do 14 Bolachopp.

No tempo normal empate em 0 x 0. Nas penalidades, vitória por 4 x 3, com destaque para o goleiro Bernardo que fez uma defesa nas cobranças por pênalti e nos acréscimos da segunda etapa salvou o que somaria mais um ano na fila para os ‘canários’.

Desde 1992, a taça não ia para o 11 Canarinhos. Tempo este, em que muitos atletas não eram nascidos, mas fizeram renascer o orgulho de ser campeão. Um destes personagens é Bernardo. O arqueiro tem 21 anos, nasceu em 2022, uma década após a conquista no início da década de 90.

Foto: Tiago Manique/JIH – Desde 1992 esta cena de erguer a taça e gritar campeão não era vista no 11 Canarinhos

O jovem atleta recebeu ainda na partida final o troféu como destaque da decisão. Ele revelou detalhes daqueles instantes da cobrança de pênaltis e projetou sequência e novas conquistas pelo clube.

“Um clube tão tradicional como este é muito importante esta conquista. A última vez eu não era nascido. Feliz por ter ajudado a equipe nos momentos decisivos no tempo normal e depois nos pênaltis. E no momento das penalidades procuro não pensar muito no batedor, me concentro e claro, sempre tem algumas maneiras de defender que não posso falar [risos] e às vezes contamos com a sorte. Mas o mais importante é que conseguimos agora ser campeão e será muito difícil de nos segurar”, celebrou.

Para a montagem do time campeão, um dos membros da direção do 11 Canarinhos, Marlon Portulan que faz parte admitiu que todos no clube sabiam das dificuldades que seria encarar equipes consideradas por ele como favoritas ao título como 14 Bolachopp, Independente e Fênix.

“Quando montamos o elenco, foi de acordo com o perfil que combine com o clube, que tenha um vínculo. Tínhamos uma base que foi semifinalista ano passado e agregamos com reforços que compraram a briga e acertaram um jeito de jogar do time, além de ser um dos times com a menor média de idade”, descreveu Marlon que lembrou dos demais integrantes do corpo diretivo do clube como Negretti, Jonathan (Fofis), Leo Sartori, e Marcos.

De família vinculada com o 11 Canarinhos, Marlon acompanhou a decisão dos pênaltis em pé, do lado de fora do estádio com as mãos agarradas no alambrado onde ocorria a cobrança e ao seu lado seu pai, Henrique Portulan com vários anos prestados ao clube e segue ainda colaborando. Ele explicou o momento da decisão e de ser campeão junto com seu pai e descreveu desta relação histórica com o 11 Canarinhos.

“Poder participar desta conquista do lado do meu pai é algo que não tem preço, a sensação de compartilhar este título é demais! Quanto ao título, é gratificante, pois desde 2018 tiramos o Canarinho de uma parada de quase 10 anos sem jogar um campeonato. Acredito que seja reflexo de tudo que estamos fazendo, do nosso trabalho como clube, para mim tem uma satisfação especial. Homenageando a história de pessoas que sempre respeitei e fizeram esse caminho no 11 Canarinhos, como a dona Maria Onira, os já falecidos João Pedro e Nereu, Paulo Lubenow, e tantos outros que trabalharam pelo clube, e esse título de certa forma me aproxima um pouco de tudo que eles fizeram”, disse o jovem dirigente.

A competição teve como destaques Vitor Hugo (14 Bolachopp) como o goleiro menos vazado e o goleador foi Jonas Azevedo, com 14 gols marcados pelo De Melo.

A campanha

12 jogos

7 vitórias

4 empates

1 derrota

33 gols próprio

13 gols sofridos

Artilheiro da equipe na competição – Heitor com 11 gols

Texto: Tiago Manique – [email protected].

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...
error: Conteúdo protegido