GRAMADO/CANELA – A Quinta Geração da Telefonia Móvel (5G) é a mais nova tecnologia para o transporte de dados em redes de dispositivos móveis. Ela sucede gerações que trouxeram avanços importantes, mas as suas vantagens prometem mudanças que, até então, seriam inviáveis com o 4G.
A nova tecnologia opera com frequências para transportar informações pelo ar, assim como as gerações anteriores. A diferença dela é que as frequências são mais altas e menos confusas, o que acelera o tempo de transmissão dos dados.
Segundo dados do site NPerf, onde é possível visualizar todos os pontos no país com cobertura da rede, verifica-se que a região já conta com a tecnologia 5G em algumas localidades.
Em Gramado, a liberação ocorreu no dia 27 de março deste ano. A operadora Tim disponibiliza a rede em grande parte da área central da cidade. A operadora Claro disponibiliza o 5G em parte do Centro e também em parte do bairro Várzea Grande. Já quem é cliente da operadora Vivo pode utilizar o 5G em alguns pontos da cidade (próximo ao cemitério municipal e em alguns pontos da Linha Bonita).
Já em Canela, a liberação ocorreu no dia 2 de junho e os pontos com cobertura 5G são menores em comparação com Gramado. A operadora Vivo disponibiliza poucos pontos de rede 5G no bairro Eugênio Ferreira e no bairro Santa Marta. A operadora Tim disponibiliza poucos pontos de acesso à tecnologia na área central da cidade. Já a operadora Claro não disponibiliza o sinal na cidade, de acordo com os dados do NPerf.
A reportagem do Jornal Integração questionou as prefeituras de Gramado e Canela sobre liberação e cobertura da rede 5G nos municípios. A Prefeitura de Canela, por meio da Assessoria de Comunicação, informou que o Departamento de TI do Executivo não tem conhecimento e não recebeu nenhuma informação sobre o tema.
Na mesma linha, a Prefeitura de Gramado, também por meio da Assessoria de Comunicação, informou que não tem nenhuma informação sobre o assunto por enquanto, mas que ficarão muito felizes quando tiver esse acesso no município.
Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a ativação de estações 5G em mais 19 cidades do Rio Grande do Sul. Assim, o Estado já tem 214 municípios com autorização da rede, o que representa 43% do território gaúcho.
Como ativar o 5G
É preciso ter um aparelho compatível com o 5G e estar dentro da área de cobertura do novo sinal. Há no mercado 71 celulares aptos a captar o 5G, conforme lista homologada pela Anatel. O 5G promete velocidade de tráfego de dados até 100 vezes superior à do 4G e um tempo de resposta entre os dispositivos praticamente instantâneo. Em empresas, pode ser aplicado principalmente na automação de processos produtivos.
Texto: Gabriel Bremstrop
LEIA TAMBÉM:











