GRAMADO – A 5ª Vindima em Gramado teve sua cerimônia oficial de abertura realizada no último sábado, 10 de janeiro, na Vinícola Casa Seganfredo, na localidade da Serra Grande. O evento reuniu autoridades, produtores, imprensa e convidados, em um momento marcado por espiritualidade e celebração da cultura da uva e do vinho. A abertura contou com uma apresentação especial da Camerata de Cordas da Orquestra Sinfônica de Gramado, com participação do Coral Vozes de Gramado. Na sequência, uma celebração ecumênica conduzida pelo padre Neimar Pies e pela pastora Camila Elisa Schütz reforçou valores como gratidão pela colheita e cuidado com a terra.
O ponto alto da cerimônia foi a colheita simbólica das uvas, gesto que marcou oficialmente o início da Vindima 2026 e homenageou o trabalho das famílias produtoras locais. “Ainda estamos finalizando o Natal Luz e já iniciamos mais este evento tão importante para a cidade. Gramado tem um turismo completo, que oferece experiências para todos os gostos. Que seja um lindo e próspero período de Vindima”, afirmou o prefeito Nestor Tissot.
Com uma proposta que valoriza tradição, cultura, turismo e experiências autênticas, a 5ª Vindima em Gramado acontece em dois grandes momentos. O primeiro ocorre diretamente nas vinícolas participantes — Casa Seganfredo, Masotti, Casa da Tapera, BenVic, Famiglia Lazaretti e Vinícola Familiar Zio Pietro — com uma programação que reúne atividades gratuitas e experiências enoturísticas pagas, já integradas ao portfólio turístico da cidade e comercializadas por agências locais.
O segundo momento começa em 6 de fevereiro, com a abertura da Vila do Vinho, na Praça das Etnias, oferecendo diariamente atrações culturais, gastronômicas, workshops e a comercialização de produtos locais, com acesso gratuito para a comunidade e visitantes. “A Vindima é um produto cultural e turístico muito importante para Gramado. Neste ano, teremos dois meses de programação para mostrar o quanto a cidade também se destaca no enoturismo, um segmento em constante crescimento no mundo todo”, destacou a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.












