GRAMADO – A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), esteve presente no Congresso Brasileiro e Ibero-Americano de Arborização Urbana (CBAU), realizado nesta semana, em São José dos Campos (SP). O evento reuniu especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes de instituições de todo o Brasil e do exterior, com o objetivo de discutir práticas e inovações para a gestão e preservação das áreas verdes urbanas.
Durante o congresso, Gramado ganhou projeção nacional e internacional com a apresentação de dois trabalhos desenvolvidos pela SMMA, que evidenciam as boas práticas adotadas no município em relação à Arborização Urbana e Educação Ambiental. Os trabalhos passaram por avaliação da comissão do evento e serão publicados como Artigo pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). Destaque para o trabalho: “Pedágio Ecológico com Árvores Nativas como Estratégia de Educação Ambiental em Gramado”, que ficou em 1° lugar dentre os trabalhos avaliados no eixo ‘Educação Ambiental e Manejo de Árvores Urbanas’.
Já o trabalho “Planos Municipais de Arborização Urbana como Ferramenta de Gestão e Promoção das Florestas Urbanas e Arborização Urbana: o caso de Gramado”, ficou em 2° lugar no eixo ‘Planos Municipais de Arborização Urbana como Ferramenta de Gestão Ambiental’. Os trabalhos estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Gramado, através do link: https://abrir.link/HfhiB .
SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO
Conforme a secretária municipal do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, a participação de Gramado no CBAU reforça o compromisso da gestão com a sustentabilidade e a inovação. “Estar neste congresso, levando as experiências de Gramado e sendo reconhecidos em nível nacional e ibero-americano, é motivo de orgulho. Mostramos que é possível aliar preservação, planejamento, bem como desenvolver atividades de educação ambiental na comunidade escolar para a construção de uma cidade mais verde e saudável”, destaca a secretária. Gramado foi representada no congresso pelo servidor Diofander da Silva Pinheiro, que é técnico agrícola e diretor de Biodiversidade da SMMA.
O CBAU é considerado o maior e mais importante evento sobre arborização urbana da América Latina, reunindo pesquisadores e gestores públicos que compartilham experiências e debatem soluções para os desafios ambientais nas cidades. A publicação dos trabalhos da SMMA pela SBAU amplia a visibilidade das ações implementadas em Gramado e coloca o município entre os protagonistas do debate sobre sustentabilidade urbana.