GRAMADO – Com as fortes chuvas que caíram na região entre sexta-feira (17) e sábado (18), diversos estragos foram registrados e com isso a movimentação do solo, em um morro, no bairro Planalto. Por este motivo, está a evacuação do bairro Três Pinheiros, devido ao risco de queda de barreira, pois parte do solo da localidade está cedendo e há rachaduras na rua Ladeira das Azaléia, bairro Planalto, acima do Três Pinheiros.

Na parte superior do morro, o prédio Condomínio das Azaléias, pode desabar a qualquer momento, inclusive foi constatada pela reportagem do Jornal Integração de rachaduras e estalos no imóvel. Além disso, a rua na frente abriu crateras de cerca de 3 metros, informou o Corpo de Bombeiros. O asfalto está semelhante a um solo com barro, também com risco de ceder.

Na tarde deste domingo (19), o prefeito Nestor Tissot, equipe de governo, Brigada Militar e Defesa Civil realizaram uma reunião junto à comunidade, na praça Vereador Garibaldi Ferreira dos Santos, às margens da ERS-115. O principal pedido da Administração Municipal, é que as famílias colaborem com a evacuação do bairro, garantindo a segurança de todos. Algumas famílias optaram para irem em casas de amigos e familiares. Outras estão sendo abrigadas no ginásio do bairro Jardim e na Escola Senador Salgado Filho.

“O momento é crítico, mas exige serenidade. Temos vários pontos críticos. E as famílias saírem de casas é uma prevenção. O barranco pode desabar, vamos prevenir. Técnicos de várias parte do país, especialistas em solo estarão em Gramado a partir desta segunda-feira (20). Vão estudar cada ponto onde teve deslizamento, para diagnosticar o que devemos fazer. Apenas o laudo vai direcionar. Não temo como dar um prazo. Depende da análise dos técnicos. Toda nossa equipe está trabalhando desde sexta-feira. Precisamos ter tranquilidade, sei que é difícil. Estamos vivos, tivemos duas perdas, mas vamos ter paciência. Onde tiver que solicitar ajuda vou pedir. Compreensão acima de tudo”, disse o prefeito Nestor Tissot, visivelmente emocionado.
Também serão realizadas contratações emergenciais para auxiliar a equipe da Defesa Civil e demais Secretarias nas demandas da comunidade. Ainda na segunda-feira (20), a Fepam vai enviar equipes técnicas para auxiliar os profissionais das Secretarias do Meio Ambiente e do Planejamento nos laudos.

O município decretou situação de Calamidade Pública, conforme citou o secretário de Obras, Rafael Ronsoni. Ele mencionou do esforço conjunto de toda equipe de governo para auxiliar a população atingida.
“Precisamos cuidar de todos, estaremos dia e noite trabalhando. Precisamos evacuar o bairro Três Pinheiros, que a comunidade saia de suas casas. O que precisar ser feito será realizado, não vamos medir esforços. Vamos aguentar, sei que não é fácil, principalmente para vocês [moradores]. Precisamos estar todos unidos, vamos vencer esta batalha, não abrimos mão disso”, enfatizou Ronsoni.
Um dos questionamentos dos moradores é quanto a segurança das casas que ficarão por tempo indeterminado vazias. O comandante da Brigada Militar (BM), de Gramado, capitão Montini esteve no local e deslocou parte do efetivo para o bairro, a fim de garantir a segurança de todas as residências.

Aulas suspensas
As aulas da rede municipal serão suspensas nesta segunda-feira (20). Aos alunos e familiares das escolas particulares e estaduais, a orientação é que entrem em contato direto com a escola para mais informações.
Contato
A Prefeitura de Gramado, Defesa Civil e todas as suas Secretarias, com apoio do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil estão atuando. Para emergências, ligue Corpo de Bombeiros (54) 98434. 8064 ou Defesa Civil (54) 99629. 6160.
Doações
Ainda não está sendo realizada campanha de doações, pois até o final da tarde de domingo (19), não tinha registro de pessoas necessitando de mantimentos devido as fortes chuvas
Confira abaixo na íntegra a reunião entre Prefeitura de Gramado e moradores do bairro Três Pinheiros.
https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/1527479444732185
Confira abaixo na íntegra a situação do prédio que corre o risco de desabar a qualquer momento na rua Ladeira das Azaléias, bairro Planalto.
https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/356986763550759
Texto: Tiago Manique – [email protected].