Tiago Manique
CANELA – Apesar do município não oferecer uma estrutura adequada para a formação de novos atletas, a força de vontade e superação de clubes, famílias e jovens que sonham em algum dia serem jogadores de futebol ou futsal driblam barreiras e seguem revelando promessas. A mais recente chama a atenção. O pequeno Arthur Melo, de apenas 8 anos, é um desses personagens. Com 5 anos, começou a apresentar seu talento na Associação Toque de Letra de Futsal (ATLF), com o objetivo inicial de praticar uma atividade física e se “divertir com o esporte”, contou a mãe do garoto, Bruna Mello.
A brincadeira começou a se tornar mais séria a partir do momento em que Arthur passou a participar de competições em 2023, ainda vestindo a camisa da ATLF. “Seu primeiro contato com competições aconteceu aos 6 anos, quando participou da categoria sub-9 na Liga das Hortênsias, representando a escolinha Toque de Letra. No final desse mesmo ano, recebeu um convite do professor Rodrigo [Oliveira], da Escolinha River, para disputar um torneio na cidade de Ivoti. A partir desse momento, optou por treinar com o professor Rodrigo”, descreveu Bruna.
Ano passado foi uma temporada cheia e de transformações para Arthur. Já com a camisa do River Futsal, atuou em diversas competições e, com 7 anos, recebeu convite para atuar no Municipal Sub-12 de Canela. Jogou torneios em outros municípios e conquistou título em Canela no Municipal Sub-9. Bruna conta que, mesmo em poucos anos de vivência com treinos e jogos, Arthur passou a ser olhado de forma diferente pelos professores.
“Os professores sempre destacaram sua inteligência tática e sua capacidade de compreender o jogo. Ele se sobressai pelo pensamento coletivo, priorizando o trabalho em equipe e buscando sempre o melhor resultado para o time”, comentou a mãe do garoto.

Assinatura do contrato e o Juventude
Bruna revela que, devido às atuações de Arthur, a família criou um perfil específico da criança no Instagram para registrar seus momentos no esporte e construir memórias para o futuro. A partir desse momento, chamou a atenção de um intermediário do futebol, que o levou para o Juventude.
“Os vídeos despertaram o intermediário de futebol Maicon Ferreira, que fez a indicação para ele treinar no Juventude. A partir desse momento, Arthur iniciou os treinos na equipe de Caxias do Sul em fevereiro de 2024. No início, treinava apenas aos sábados à tarde, pois a distância e os horários representavam um desafio logístico. Com o apoio do professor Rodrigo, conseguimos indicar outros meninos da escolinha River para o intermediário Maicon, permitindo que mais atletas treinassem no Juventude. Isso facilitou o deslocamento, pois os pais passaram a revezar as viagens, possibilitando que Arthur treinasse também às quartas e sextas-feiras, além dos sábados. Apesar desse novo compromisso, seguimos morando normalmente em Canela”, revelou.
Após o primeiro ano de Arthur no Juventude, ele recebeu o convite para ser agenciado pela empresa Arte na Chuteira, que, segundo a mãe do jovem, conta com uma estrutura completa para acompanhar seu desenvolvimento esportivo. A mãe de Arthur foi questionada sobre essa nova realidade, considerando que ainda é uma criança, e o que está sendo feito para evitar uma pressão desnecessária e preservar sua infância.
“Desde pequeno, sempre incentivamos Arthur a praticar esportes, sendo o futebol a modalidade que mais despertou seu interesse. No entanto, acreditamos que incentivar não significa pressionar. Ele tem apenas 8 anos, e nosso maior objetivo é garantir que ele continue aproveitando o esporte com prazer e alegria. Por isso, sempre perguntamos a ele se deseja participar dos treinos e jogos, permitindo que tenha autonomia para decidir. Queremos que sua relação com o futebol seja leve e divertida, sem o peso de uma obrigação. Assim, evitamos que, no futuro, ele possa sentir um desgaste que o leve a desistir de algo que realmente ama”, enfatizou.

Grato pelas oportunidades
Arrojado dentro de quadra, mas fora dela econômico nas palavras no momento da entrevista. O que é compreensível para uma criança de 8 anos. Arthur Melo falou em poucas palavras desse momento que está vivenciando, citando a importância do River Futsal. “Sim, amo treinar no River, não perco nenhum treino, gosto muito de estar com os meus amigos, que alguns deles jogamos desde os 6 anos juntos. Sou muito grato ao Professor Rodrigo e à Professora Dani, responsáveis pela escolinha”, disse.
Arthur mencionou ainda o momento de estar jogando em um clube que valoriza muito a base, como é o Juventude. “Agradeço muito por essa oportunidade, poder treinar lá, e aproveito tudo que posso para aprender cada vez mais”, disse o promissor atleta, que gosta de atuar como lateral-direito e na ponta, e tem como inspiração Neymar e Cristiano Ronaldo.
