Tiago Manique
CANELA – O Festival do Panetone, novidade da programação do 38º Sonho de Natal de Canela, abriu na manhã desta quinta-feira (20) na praça João Corrêa e já atraiu turistas e moradores com uma variedade surpreendente de sabores artesanais. O evento que segue até domingo (23), reúne sete expositores e mais de 40 tipos de panetones: doces, salgados, tradicionais e gourmet, produzidos por empreendedores locais dedicados à confeitaria artesanal.
Logo nas primeiras horas de funcionamento, o público pôde conferir produtos como os panetones da Savorê, que levou ao festival suas receitas clássicas, incluindo versões de frutas, chocolate e uma linha gourmet com pistache, mirtilo, nozes caramelizadas e diversas opções trufadas. A proprietária Ana Paula Dominguez destacou que a produção começou ainda na segunda-feira, devido ao processo artesanal e demorado. “A massa é úmida, generosa em recheio e a gente faz tudo de forma tradicional, com tempo e cuidado”, afirmou ela que está acompanhada no estande pela colega Suelen Goulart

A Ginger House também chamou atenção com seu panetone recheado com geleia de frutas vermelhas e cobertura de brigadeiro brûlée. A preparação levou semanas de testes até chegar ao ponto ideal. “A expectativa está alta. Que venha bastante gente e que todos os expositores possam vender bem”, comentou a representante da marca.

As agroindústrias de Canela marcaram presença com propostas inovadoras. A Queijaria Missioneira, em parceria com a Secali Orgânicos, apresentou dois panetones que rapidamente despertaram curiosidade do público: o panetone de queijo na massa e o panetone recheado com doce de leite, ambos preparados com produtos artesanais premiados, inclusive no Uruguai. Débora da Silva explicou que o desenvolvimento das receitas levou cerca de três meses, mantendo o compromisso com ingredientes naturais e fermentação artesanal.

Outro estande bastante procurado foi o da Z Art’s Doce, que trabalha com panetones há muitos anos, sempre por encomenda. Para o festival, levaram desde versões salgadas — como calabresa, cebola e alho-poró com provolone, até os tradicionais trufados, incluindo o carro-chefe da casa: panetone trufado de chocolate branco e meio amargo. Também apresentaram cardápios com tamanhos, valores e opções especiais para diferentes dietas, embora as versões sem glúten, sem lactose e veganas estejam disponíveis apenas por encomenda. “A expectativa é excelente. Estamos felizes em participar do nosso primeiro Festival do Panetone”, celebrou Zenaide Port.
Os empreendimentos participantes são as agroindústrias Canela Sabor Rural e Queijaria Missioneira, a Ginger House, a Havanna Canela, a Z Art’s Doce, a Savorê, e a Dauper – todos originais de Canela, para representar o melhor que a cidade possui em termos de receitas tradicionais, mas também inovadoras, e de gastronomia.

Lista completa de sabores:
-Trufado
-Chocolate meio amargo
-Chocolate ao leite
-Chocolate branco
-Chocolate com avelã
-Doce de leite com nozes
-Linguiça
-Uvas passas e frutas cristalizadas
-Gotas de chocolate e recheio sabor chocolate meio amargo
-Brûlée com frutas vermelhas
-Goiabada ao leite
-Pistache
-Doce de leite
-Frutas, amêndoas e castanhas
-Doce de leite e chocolate
-Fermentação natural, orgânico, de doce de leite
-Queijo com nozes
-Chocolate com gotas brancas
-Chocolate com gotas pretas
-Mirtilo e chocolate branco
-Nozes e chocolate branco
-Pistache e chocolate branco
-Panetone branco
-Duo (branco e preto)
-Mousse de limão
-Chocolate com damasco
-Chocolate com nozes
-Ferrero Rocher
-Kinder Bueno
-Ninho com Nutella
-Chocolate branco com óreo
-Caramelo salgado
-Chocolate branco com frutas vermelhas
-Chocotone no pote
-Mar del Plata
-Duplo recheio (Chocolate meio amargo e Dulce de Leche)
-Limone
-Genovês
-Pistache com Dulce de Leche
-Goiabada com Dulce de Leche
-Zero açúcar.












