CANELA – O mês de abril, onde se comemora o Dia do Índio, sendo que a data de celebração é no próximo sábado (19), terá uma série de atividades no município. Denominado de Festivais Kaigang, os eventos ocorrem entre os dias 22 e 26, na Floresta Nacional de Canela (Flona). A Aldeia kaingang Kógunh Mág, organizadora das ações espera a presença de um grande público.
A primeira atividade entre os dias 22 e 23, é o Festival Cultural Kaingang. Os ingressos estão sendo comercializados com preços populares por meio do site www.sympla.com.br, a R$ 40 e R$ 20 meia-entrada, por dia. Para indígenas a entrada no parque é gratuita. Está em pré-venda camisetas e canecas, via instagram: @kaingangcanela ou pelo WhatsApp (54) 99610.0879, falar com Márcio.
O Festival vai oferecer atrações artísticas, trilhas, feira de artesanato e importantes debates, contando com presença de autoridades – desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF-4), Funai, ICMBio, pesquisadores e parentes de diversas aldeias. As refeições (alimentação típica) e bebidas são vendidas à parte.
Tradução de documentos jurídicos para três línguas indígenas
Em parceria com a entidade IDGlobal, contemplada em edital da Advocacia Geral da União (AGU), a aldeia Kógunh Mág e a Associação de Difusão Cultural de Canela (Adicuca) vão realizar a tradução para o kaingang de três importantes documentos: a Constituição Federal de 1988, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a Convenção 169 da OIT, que trata de direitos indígenas.
O projeto teve assinatura dia 25 de março, com presença do professor kaingang canelense, Leonel Chaves, e publicação no Diário Oficial da União. O prazo de conclusão é de 18 meses, considerado um marco histórico para povos indígenas, em especial para os kaingang e outras duas etnias contempladas: os guarani-kaiowá (MS) e os tikuna (AM).
Jogos Indígenas – Os Jogos Indígenas estão programados entre os dias 24 e 26 e terá entrada franca para todos com competição entre indígenas de diferentes etnias.