GRAMADO – A primeira semana da 32ª edição da Festa da Colônia foi considerada uma das melhores dos últimos anos pelos produtores gramadense. O grande número de visitantes e moradores da cidade foi comemorado por todos e a expectativa segue alta para os próximos dias de festejos.
Cerca de 80 mil pessoas visitaram a festa nos primeiros cinco dias de programação, segundo informou a assessoria do evento. O feriado de segunda-feira (1º), Dia do Trabalhador foi o que registrou maior público, e desde a abertura do evento a movimentação foi considerada acima do normal pela organização.
Os restaurantes de comidas típicas italiana e alemã, registraram mais de 3,9 mil refeições servidas, movimento superior ao mesmo período do ano passado. No Bier Platz, o petisco mais solicitado era o bolinho de batata. Nos cinco primeiros dias de evento cerca de 32 mil bolinhos de batata foram vendidos.
Entre os produtos mais consumidos, estavam os salames, geleias, cucas, pães e a spritz bier – cerveja alemã sem álcool. Chamou atenção o consumo de pães com linguiça. Foram vendidos cerca de 12 mil pãezinhos com linguiça junto aos fornos. E foram comercializadas cerca de 3,8 mil cucas.

Carlos Batista Eninger, morador da Linha Nova está, junto com a família, produzindo e vendendo as cucas e pães com linguiça na festa. Ele confirma que o início do evento surpreendeu positivamente. “Está sendo o melhor início de festa dos últimos anos, em comparação com o ano passado está muito melhor. No domingo e na segunda a gente não dava conta de fazer as cucas e os pães”, afirmou seu Carlos.

Segundo o produtor, o sentimento é de orgulho em ouvir os elogios dos turistas. “A gente fica orgulhoso, né? É gratificante ver as pessoas provando e querendo levar mais produtos para casa, isso nos enche de alegria”, salientou Eninger.
Carlos finalizou a conversa com a reportagem agradecendo ao poder público pela realização da Festa. “Eu gostaria de agradecer a prefeitura de Gramado, o prefeito Nestor, o vice-prefeito Luia, a nossa coordenadora Paula Kohl [coordenadora da Festa da Colônia], o Eliézer [coordenador das agroindústrias de Gramado] e a todos que tiveram participação para que a festa pudesse ser realizada dessa maneira”, finalizou.
A Festa da Colônia prossegue até o dia 14. “Uma festa histórica para o nosso interior e nossa agricultura familiar. O movimento nesses primeiros dias foi histórico e podemos ver os produtores contentes. Além disso, a cada dia que passa vamos melhorando os produtos, desde a qualidade, os rótulos, a identidade visual, enfim, o trabalho conjunto entre produtores e prefeitura vem trazendo um resultado muito positivo”, disse Eliezer Nascimento, coordenador das agroindústrias do município.

Até o final do evento, são esperados cerca de 300 mil visitantes. O acesso e estacionamento são gratuitos.
Influencer rural: “A Bisa” é atração no evento
Com mais de 110 mil seguidores no Instagram e mais de 264 mil no TikTok em apenas seis meses desde o primeiro vídeo que viralizou, a “Bisa”, personagem interpretada por Lourdes Pradenpak, de 54 anos, encanta por onde passa, como vai ocorrer no próximo sábado (6), durante o Desfile de Carretas. “Fico muito feliz pelo reconhecimento que as pessoas têm. A alegria que todas demonstram quando vem em minha direção, sem falar nos comentários que são emocionantes”, conta Lourdes, que agora conta com o cabrito Chico, como animal de estimação.
Lourdes é moradora da Linha Furna. Uma mulher forte e perseverante, que enfrentou grandes desafios em sua vida e encontrou na simplicidade do campo e na figura de sua avó (in memoriam), uma forma de superá-los e de inspirar outras pessoas a sorrir.

Na rota dos peregrinos de Nossa Senhora de Caravaggio, a influencer revela que tudo começou durante uma visita dos devotos da santa. “Tínhamos um grupo peregrinos de vários estados. Tive uma ideia: porque eu não faço algo diferente para alegrar esse pessoal? Logo pensei, vou me caracterizar de vó para homenagear a minha Bisa Ditalia que foi criada em homenagem a minha falecida avó paterna nascida em Milão na Itália”, revela.
Mas foi no guarda roupa da filha Paula Lovatto, que é atriz, que Lourdes encontrou as vestimentas necessárias para se caracterizar de uma senhora idosa cheia de irreverência e com o desejo de alegrar a todos. “Minha filha é atriz de teatro e tem bastante figurino, mas não achava nada apropriado para aquele momento, saindo do quarto não conformada e algo me dizia “volta lá” e então voltei, e a partir daquele momento tudo que eu tocava era o que eu realmente precisava, o vestido, lenço, avental, óculos, bolsa e sapato foi algo inexplicável”, relembra.
De lá para cá e de forma improvisada com auxílio do filho, Christian Lovatto, responsável pelas edições e postagens, e, a sobrinha, Fabiola Benetti, que faz as gravações, a “Bisa” já conquistou uma multidão. “Hoje com muito esforço, dedicação e principalmente amor no que faço somamos mais de 360 mil seguidores e 50 milhões de visualizações nas redes”, disse Lourdes. “Meu público é na sua maioria crianças e mais idosas, justamente por isso não retrato em meus vídeos questões políticas, futebol e religião”, comenta.
Programação da Festa para este final de semana:
05/Maio – Sexta-Feira
13h – Banda Bohemia | Palco Cultural
14h às 16h – Atividades da Escolinha Rural | Escolinha Rural
15h – Visita Guiada Contando a História da Festa da Colônia. Agende seu horário através do contato WhatsApp (54) 99640-7576 | Complexo Festa da Colônia
18h30 – Professor Sandro Fistetto apresenta: Storia dell’emigrazione Italina in Brasile | Escolinha Rural
19h – Banda Brilha Som | Palco Principal
06/Maio – Sábado
9h – Jogos – Canastra, 3 Setes, Bochas e 66 | Complexo Festa da Colônia
10h – Culto Ecumênico | Palco Principal
13h – Rick Hempe | Palco Principal
14h – Grupo de Danças Alemãs Miesbach | Palco Principal
14h30 – Grupo de Danças Alemãs Escola CAIC | Palco Principal
14h às 16h – Atividades da Escolinha Rural | Escolinha Rural
15h – Visita Guiada Contando a História da Festa da Colônia. Agende seu horário através do contato WhatsApp (54) 99640-7576 | Complexo Festa da Colônia
15h às 16h – Programa de Artes apresenta: Desafios da Colônia | Palco Cultural
16h – Desfile de Carretas | Avenida Borges de Medeiros
16h – MUSEU DO FESTIVAL DE CINEMA apresenta: Gramado, 100 Anos de Turismo. Nos trilhos da história. | Palco Cultural
16h30 – Ataliba e Grupo | Palco Principal
19h – Tocata do Rancho Folclórico Alma Lusa | Palco Principal
19h30 – Banda Show Brasil | Palco Principal
07/Maio – Domingo
9h – Jogos – Canastra, 3 Setes, Bochas e 66 | Complexo Festa da Colônia
13h – Banda Castelu´s | Palco Principal
14h – Sicredi Pioneira 120 anos apresenta: Herta Klein na Festa da Colônia | Pátio da Festa
14h às 16h – Atividades da Escolinha Rural | Escolinha Rural
15h – VI Encontro de Corais Municipais de Gramado | Palco Principal
16h – MUSEU DO FESTIVAL DE CINEMA apresenta: Gramado, 100 Anos de Turismo. Nos trilhos da história. | Palco Cultural
16h30 – Banda Castelu´s | Palco Principal
18h – Grupo de Danças Alemãs Miesbach | Palco Principal
19h – Felipe Moschen “Dele Surungo” | Palco Principal
Feira Feito em Gramado
O primeiro final de semana da 11º Feira Feito em Gramado, assim como o Festa da Colônia, teve um grande número de visitantes. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, mais de 20 mil pessoas estiveram nos pavilhões da Expogramado para conhecer o trabalho dos artesãos, micro e pequeno empresários.
Inicialmente, o secretário Ike Koetz havia informado que seriam 120 expositores, porém, pouco antes do início da feira, uma nova contagem dos estandes foi realizada e constatou-se eu o número era maior. Agora, são 157 expositores.
A feira vai até o dia 14 de maio, nos pavilhões da Expogramado. Nas segundas, terças e quintas-feiras o horário é das 10h às 20h; nas sextas-feiras, sábados e domingos é das 10h às 21h; nas quartas-feiras o evento é fechado.

Texto: Gabriel Bremstrop