InícioGeralGramado e CanelaFeira do Livro acontecerá de 1º a 12 de outubro em Gramado

Feira do Livro acontecerá de 1º a 12 de outubro em Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Buscando mais tempo para que se estabeleça uma condição de maior vacinação em todo o território nacional e, consequentemente, gere mais segurança à comunidade local e visitantes, a Secretaria da Cultura de Gramado anuncia que a 24ª Feira do Livro, que aconteceria em junho, ocorrerá de 1º a 12 de outubro de 2021.

O evento, que terá como patronesse a historiadora e primeira Rainha das Hortênsias da cidade, Iraci Casagrande, trabalha com dois possíveis cenários. O primeiro deles é que possa ser realizado de maneira física, com controle de acessos e protocolos de segurança, contando com comercialização, programação cultural no local e programação pedagógica online; e o segundo híbrido, com atividades acontecendo nas escolas de maneira digital, toda a programação cultural 100% online, com acesso democratizado, e a comercialização de livros ocorrendo de maneira física.

A Secretaria da Cultura conta com a Rua Coberta como cenário ideal para o evento, mas também considera sua realização na Praça das Etnias, ou no Lago Joaquina Rita Bier.

Em consonância com a Feira, deve ocorrer a primeira edição da Jornada Gramadense de Literatura, evento idealizado pela Academia Gramadense de Letras e Artes, e que pretende marcar o início de uma transformação no cenário da literatura na cidade.

“A literatura é minha grande paixão e uma das bandeiras que mais defendo como elemento transformador para qualquer realidade. O acesso à leitura e aos livros precisa ocorrer e precisa ser difundido e facilitado por gestores preocupados com o desenvolvimento de sua comunidade. Por isso, estamos envolvidos constantemente em achar soluções para a realização segura e impactante da Feira do Livro de Gramado. Sei, ainda, que com a chegada da primeira ação da Jornada Literária, em 2022 poderemos ter o evento literário que me propus a realizar desde o primeiro dia de gestão: uma festa ou festival literário que tenha a cara e o tamanho de Gramado”, destaca o secretário da Cultura Ricardo Bertolucci Reginato.

A Jornada Gramadense de Literatura deverá contar com a participação das Secretarias de Educação e Cultura, Gramadotur, Biblioteca Cyro Martins, e, claro, com a AGLA.

“Estamos trabalhando diariamente para buscar condições adequadas e respeitar nossa tão querida Feira do Livro. Mesmo em um ano com tantas dificuldades, temos convicção que a literatura terá seu espaço e que vamos conseguir realizar um evento bonito e seguro”, afirma a coordenadora do evento, Margarete Anschau, da Secretaria da Cultura de Gramado.

Doação de Livros para alunos das escolas municipais

Atualmente o pagamento dos livreiros para participarem da Feira do Livro é feito com a doação de livros para a Secretaria da Cultura. Esses livros posteriormente são repassados à Secretaria da Educação, para que as escolas municipais os utilizem em atividades pedagógicas dentro da programação da Feira do Livro.

A secretária da Educação Simone Tomazelli Andreis recebeu os 783 livos arrecadados pela feira das mãos do secretário da Cultura Ricardo Bertolucci Reginato e da coordenadora da Feira do Livro, Margarete Anschau, na última semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido