InícioEVENTOSGramado e CanelaFeira Canela + Verde movimentou Praça João Corrêa

Feira Canela + Verde movimentou Praça João Corrêa

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Apesar da chuva e do clima frio do final de semana, as ações ambientais da Feira Canela + Verde, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de Canela, no último sábado, 21 de junho, movimentaram a Praça João Corrêa.

Conforme o biólogo Alékos Elefthérios, um dos organizadores do evento, apesar do clima, a comunidade prestigiou a feira, que teve todas as mudas de árvores nativas doadas. Nesta edição, houve doação de mudas e de adubo orgânico produzido pela Central de Recebimento de Resíduos de Poda – CRRP de Canela, localizada no Banhado Grande, para os professores da Escolinha de Futsal Jefe Machado – Projeto Ohana. A ação contou com o respaldo do biólogo, que realizou uma explicação sobre as espécies para os alunos.
“É muito importante este envolvimento da comunidade com as ações ambientais. E, através das ações da feira, vamos fortalecendo a conscientização da preservação do meio ambiente”, destaca.

Houve ainda a exposição de produtos dos agricultores locais e de artesanato, além da feira de adoção de animais do Centro Municipal de Proteção dos Animais de Canela (Cempra), onde foram adotados três cães e um cavalo.

A próxima edição acontecerá no dia 12 de julho, junto à Festa Colonial de Canela, na Praça João Corrêa.
“Queremos agradecer o apoio e parceria que a Secretaria de Turismo de Canela tem nos dado para a realização do evento”, finaliza Alékos.

ZÉ DO PASSARINHO – UMA VIDA DEDICADA À NATUREZA

Um dos colaboradores da Feira Canela + Verde é o pesquisador de diversidade biológica, especializado em agricultura orgânica, José Carlos Assumpção da Silva, 68 anos, conhecido popularmente em Canela como Zé do Passarinho. Ele cultiva 380 espécies de plantas, entre medicinais e frutíferas, em sua propriedade no bairro São Luiz. Grande parte de sua alimentação é tirada de hortas plantadas em sua residência: couve, alface, agrião, batata-doce, berinjela, entre outras hortaliças.

José Carlos possui um grande conhecimento sobre plantas medicinais e sabe da importância de cada espécie cultivada em seu terreno, como o jaborandi, que é um ótimo tônico capilar, e o ora-pro-nóbis, que possui inúmeros benefícios para a saúde. Há 15 anos, gera sustentabilidade reciclando todo o resíduo verde de poda dele e de alguns vizinhos, transformando-o em compostagem e adubo líquido para utilização no plantio de hortas, os quais distribui na Feirinha.
“Procuro reciclar tudo o que consigo; dessa forma colaboro com a preservação do meio ambiente”, destaca.

Além da paixão pela natureza, José Carlos possui outros talentos, como a arte de esculpir. Por ser apreciador da fauna, sempre realizou esculturas desse gênero, principalmente passarinhos, de onde originou-se seu apelido. Antes, os esculpia em madeira; atualmente, também em pedra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido