GRAMADO – Parte dos moradores do bairro Três Pinheiros iniciaram o retorno para suas casas na tarde de quarta-feira (29), quando o vice-prefeito Luia Barbacovi e secretários municipais se encontraram com a comunidade do bairro anunciaram o retorno parcial que compreende a 81 edificações no bairro Três Pinheiros e duas no bairro Planalto.
Estas são classificadas como baixo risco de danos, denominado de ‘Área Verde’. Outros moradores que estão na ‘Área Amarela’, onde está 30 residências as famílias retornarão, após a execução das obras na Perimetral.
Conforme informou o secretário de Obras Rafael Ronsoni, o trabalho engloba a colocação de um talude no muro de contenção junto a Perimetral, drenagem e remoção de árvores de grande porte e instalação de pontos de monitoramento com dois pluviômetros. Esse trabalho iniciou na manhã quinta-feira (30), após a contratação de emergencial de uma empresa terceirizada.
“Estamos iniciando as obras não vamos parar e seguirá durante o final de semana. Vamos buscar dar agilidade e rapidez na execução do trabalho. Temos muitos locais com equipes trabalhando nas áreas urbana e rural”, relatou.
Ronsoni não quis estipular um prazo, para não criar muitas expectativas mas deu um panorama de quando aperte destes moradores poderão retornar para suas moradias. “Quando se fala em obras é complicado estipular um prazo concreto. Tem a ansiedade da comunidade. Não gostaria de criar expectativas, mas tenho certeza que vamos trabalhar forte para que estas famílias vão passar o Natal em casa”, enfatizou.
O secretário também citou as demais áreas consideradas de risco e que sofreram danificações. Um destes locais é a rua Ladeira das Azaleias, bairro Planalto, onde o asfalto cedeu abrindo enormes crateras. Naquela área, está instalado equipamentos para monitorar a evolução das rachaduras e do solo para outras intervenções, conforme avaliação dos técnicos.

“Lá [Ladeira das Azaléias] está previsto é a drenagem. Vamos colocar o córrego no caminho natural que sempre foi. Com as rachaduras deslocou canos e boca de lobo e está se espalhando pela mata e isso não pode acontecer”, explicou.
Além deste local, outras áreas como Loteamento Orlandi, Piratini e regiões do interior, também estão sendo monitorados e estudados e que, em breve, o Executivo Municipal deverá passar novas informações para os moradores dessas regiões. “Temos outros locais que estão sendo monitorados e trabalhados pelos nossos técnicos e assim que entregarem o projeto faremos as ações”, finalizou.
Atualização dos locais
Baixo risco de danos (Área Verde): Compreende a 81 edificações no bairro Três Pinheiros e 02 edificações no bairro Planalto. Famílias dessa área iniciaram o retorno para suas residências na quarta-feira (29).
Risco moderado de danos (Área Amarela): Compreende a 30 edificações do bairro Três Pinheiros. Famílias dessa área retornam para suas residências após obras realizadas pelo Executivo Municipal.
Risco elevado de danos (Área Vermelha): Todo loteamento Don Felipe, 1 edificação no bairro Planalto e 15 edificações no bairro Três Pinheiros. Famílias destas áreas ainda não têm previsão de retorno.
Contatos de emergência
A Defesa Civil e todas as suas Secretarias Municipais, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil atuam em conjunto com a Prefeitura. Para emergência, ligue Corpo de Bombeiros (54) 98434.8064 ou Defesa Civil (54) 99629.6160.
Texto: Tiago Manique – [email protected]
Olá, Grupo Integração! Sou uma das moradoras do Cond. Don Felipe, que infelizmente foi afetado pelas rachaduras. Tive que sair de casa, mas digo: a Prefeitura Municipal de Gramado está realizando um excelente trabalho para ajudar as pessoas que foram afetadas. Contratou os melhores geólogos e técnicos para, de forma responsável, tratar do assunto. Também fico muito triste em estar longe do meu lar, da minha rotina. Estou na casa de amigos, mas não podemos fechar os olhos para o incansável trabalho da nossa Prefeitura. Agora, o momento é de nos unirmos, de fazermos uma limonada com estes limões. São pontos isolados em Gramado que estão passando por estes problemas e que estão tendo a sua devida atenção pela Prefeitura, secretaria de obras, etc. Acreditem: Deus está conosco!🙏🏼💙