CANELA – A atração mais tradicional e aguardada do Sonho de Natal de Canela encerrou com sucesso absoluto. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, mais de 2 milhões de pessoas já visitaram Canela para prestigiar a temporada natalina na cidade e o espetáculo “Contos da Catedral: o segredo do Velho Noel”, em que o Bom Velhinho desceu de rapel pelas torres da Igreja Matriz acompanhado de seus duendes ajudantes, foi a exibição mais procurada.
A última apresentação aconteceu no domingo, dia 4, quando – mais uma vez – visitantes e moradores se aglomeraram em frente ao principal ponto turístico da cidade para acompanhar a exibição, com 15 minutos de duração. As apresentações começaram em 5 de dezembro, quando mais de 20 mil pessoas compareceram para assistir a exibição de estreia, e transcorreram por 16 noites na programação do 38º Sonho de Natal.
Para o prefeito Gilberto Cezar, a magia e a emoção que o Natal proporciona são enaltecidos no espetáculo com a imponência do templo religioso que é o principal atrativo turístico do município. “As pessoas saem daqui sabendo que nossa Catedral de Pedra não tem apenas uma arquitetura bonita, mas tem uma história que a fazem se destacar e brilhar como um dos grandes patrimônios arquitetônicos do Brasil. Foi incrível ver o quanto esse espetáculo continua sendo querido pelos visitantes e pela nossa comunidade, por isso nos esforçamos para que ele pudesse ser novamente apresentado neste ano”, pontua o prefeito.
Nas redes sociais, a emoção de quem assistiu ao espetáculo também foi registrada, como dito pelo perfil @andersonmurussi: “Um verdadeiro encanto e muita emoção, pois todos somos sonhadores e acreditamos no Papai Noel, de verdade”, atestou o seguidor no perfil oficial do evento.
O diretor da Ilumina Canela Espetáculos, que produziu o espetáculo, Marcelo Monegal, resumiu o sentimento de contar a história em uma experiência emocionante e intensa. Segundo ele, “o desafio só cresce quando se trata de uma data tão especial em um palco emblemático como a Catedral de Pedra de Canela”. Igor Cruz, bombeiro que também interpretou um dos duendes alpinistas, afirmou que foi uma honra estar novamente vivendo o personagem, acompanhado pelos outros atores Júlio Dias, Bruna Tatsch, Samuel Reis, Laura Port e Daniel Jaggi.
Sobre o show
Na história contada com o auxílio de projeções mapeadas, ilustrações exclusivas, efeitos sonoros e iluminação cênica, uma moça chamada Maria cuida da Catedral de Canela, até o momento em que um personagem desconhecido, que só tem sua silhueta revelada, a interpela e eles começam um diálogo que passa por momentos da história da cidade e da igreja. A construção do templo religioso e as pessoas que ajudaram a erguê-lo, os desafios enfrentados como falta de recursos e as intempéries climáticas, tudo isso foi lembrado.
Encerrando a apresentação, o homem misterioso é apresentado ao final da conversa, em um momento quase mágico e cheio de significado: é o Papai Noel, que – após uma contagem regressiva junto ao público, aparece e desce de rapel pelas torres da igreja, de uma altura de aproximadamente 65 metros.











