GRAMADO – O Ensino Médio representa a etapa final da educação básica e é um dos períodos mais marcantes da trajetória escolar de cada estudante. Ao longo de três anos, os jovens consolidam e aprofundam os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, preparando-se para os desafios da vida adulta — seja no exercício da cidadania, no ingresso ao mercado de trabalho ou na continuidade dos estudos em nível superior.
Em Gramado, o Ensino Médio é de responsabilidade do Governo do Estado, além das escolas particulares. No entanto, mesmo não sendo mantidas pelo município, essas instituições contam com o apoio constante da Câmara Municipal de Gramado e da Prefeitura, que reconhecem a importância dessa fase para a formação integral dos cidadãos.
Na edição deste ano do Troféu Professor Destaque do Legislativo, dois projetos do Ensino Médio foram inscritos e premiados durante a sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, dia 16, no Teatro Elisabeth Rosenfeld.
O segundo lugar foi para a professora Gabriela Vieira Pinto, da Escola Caramuru, do bairro Várzea Grande, com o projeto “Entre Pontos e Passadas: A Matemática em Ação”. A proposta tem como objetivo favorecer a compreensão do cálculo de distância entre dois pontos por meio de atividades práticas realizadas na quadra escolar, conectando teoria e prática. Além disso, busca valorizar o protagonismo e a motivação dos alunos do ensino noturno, que conciliam rotina de trabalho e estudos com dedicação exemplar.
O primeiro lugar foi conquistado pelo professor Daniel Almeida Raber, da Escola Boaventura Ramos Pacheco, do bairro Floresta, com o projeto “Pesquisa Científica: Aplicando Conhecimento ao Trabalho de Conclusão de Curso do Ensino Médio”. A iniciativa incentiva a produção científica entre os estudantes do 3º ano, promovendo o desenvolvimento de competências de pesquisa e comunicação acadêmica por meio da elaboração e apresentação de trabalhos baseados em artigos científicos, seguindo as normas da ABNT.
“Este prêmio é o reconhecimento de um trabalho coletivo. Ver nossos alunos apresentando suas próprias pesquisas, se expressando com confiança e brilho nos olhos, é a maior conquista de um educador”, destacou o professor Daniel ao receber o troféu.