Tiago Manique
GRAMADO – O ginásio Perinão tornou-se ponto de encontro da solidariedade nesta terça (02). A edição local do Dia de Doar reuniu entidades, voluntários, representantes do Legislativo e integrantes de Sindicatos em uma iniciativa que busca mobilizar a comunidade para contribuir com causas sociais e de proteção animal. A ação que é Lei Municipal criada pelo então vereador Renan Sartori, em 2023, segundo a organização, continuará com arrecadações.
Representando o Legislativo gramadense, a vereadora Fernanda Pereira Dias (PP) destacou que o Dia de Doar é uma iniciativa mundial que incentiva a cultura da generosidade. “É um dia para despertar nas pessoas a vontade de ajudar, de doar aquilo que podem para quem mais precisa. Estamos aqui das 8h às 18h com diversas entidades, todas dedicadas a causas essenciais da nossa comunidade”, afirmou. Entre os itens arrecadados estão roupas, alimentos, ração, produtos de higiene e materiais de limpeza.
A ação reuniu diversas entidades. Muitos dos grupos também montaram brechós solidários, oferecendo roupas, acessórios, artigos temáticos e itens para presentes, com toda a renda revertida aos seus projetos sociais. A vereadora Fernanda reforçou o convite para que a comunidade participe. “As entidades estão aqui porque precisam. É fundamental que a população prestigie, conheça o trabalho realizado e contribua como puder”. Após o encerramento no Perinão, as doações também poderão ser entregues na Câmara de Vereadores, de onde serão distribuídas conforme as necessidades de cada instituição.
Um dos destaques do evento, o estande da ONG Gatos Anjos, mantida exclusivamente por voluntários. Representando o grupo, Aline Michel explicou a importância do apoio da comunidade. “A gente depende totalmente das doações para resgatar animais em situação de rua, custear tratamentos, castrações e encontrar lares temporários ou definitivos. Como não temos um espaço próprio, usamos nossos próprios lares para acolher os felinos até que consigam uma família”. A ONG também comercializa livros, canecas e moletons personalizados para arrecadar recursos.

O evento contou ainda com a participação do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade (Seth) e do Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria e Gastronomia de Gramado (Sintrahg), que aproveitaram o espaço para orientar trabalhadores sobre direitos, acordos coletivos e temas como a transição da escala 6×1 para o modelo 5×2. “Estamos aqui para somar forças e também para esclarecer dúvidas da categoria. É um momento de união pela comunidade”, afirmou Mauro Adriano de Freitas, presidente do Seth.













