GRAMADO – As intensas chuvas estão causando inúmeros transtornos. A Secretaria de Obras está com diversas frentes de trabalho para solucionar os problemas. “Aconteceram dezenas de deslizamentos em todos os cantos da cidade, uns menores, outros maiores. O caso mais grave é aqui na Emilio Leobet”, disse o secretário Rafael Ronsoni.
Na noite desta quarta-feira (22), por volta de 20h30, um deslizamento de terras interrompeu o fluxo de veículos pela Emilio Leobet, no bairro Dutra. Na manhã desta quinta-feira (23), foi permitido o trânsito por alguns momentos, mas logo nas primeiras horas da manhã a Secretaria de Obras bloqueou tudo por conta do risco de novos deslizamentos no local.
“Estamos monitorando a encosta, atuando agora na desobstrução dos caminhos originais da água que desce aqui. Foi muita chuva, e está chovendo há bastante tempo, então o solo não tem mais capacidade de absorver tanta água, o solo está encharcado e quando o solo está encharcado e chove torrencialmente como ontem de noite, acontece isso, não tem como evitar. E essa encosta aqui está muito instável”, explicou Ronsoni.
Nesta quinta-feira este é o ponto mais crítico em Gramado e a via não deve ser liberada hoje. Os trabalhos se concentram em limpar a rua, retirando galhos e lama, desobstruir os caminhos da água e monitorar a possibilidade de novos deslizamentos para, se for necessário, atuar na contenção da encosta.
OUTROS DESLIZAMENTOS – O secretário também informou que existem outras duas estradas bloqueadas nesta manhã. A estrada da Linha Ávila Baixa está totalmente bloqueada por causa de um deslizamento (foto). Conforme a Secretaria de Obras, que está no local fazendo a limpeza, o fluxo de veículos deve ser liberado durante a tarde.

A Estrada para a Linha Moreira, no acesso pela Sociedade São Luiz, também está bloqueada por conta de um deslizamento (foto). Servidores da Secretaria de Obras estão atuando para liberar o trânsito durante o dia.

Texto: Fernando Gusen | [email protected]